28.02.2023

Bispo de Cachoeiro encontra-se com Padres entre 0 a 10 anos de ordenação

Esta reunião já é tradicional no sul do Estado, e faz parte da dinâmica da pastoral presbiteral da Diocese de Cachoeiro

Os padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, ordenados há menos de 10 anos, participaram nesta segunda (27) e terça-feira (28), do encontro anual de formação, realizado nas dependências da casa de retiros “Mãe da Igreja” em Jerônimo Monteiro, assessorado pelo Bispo Diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa.

Esta reunião já é tradicional no sul do Estado, e faz parte da dinâmica da pastoral presbiteral da Diocese tendo por objetivo, além do vínculo de comunhão entre os padres, refletir situações do ministério e da vocação, através da proximidade com o Bispo. Pensando que cada faixa etária tem uma dinâmica diferente, bem como, dificuldades próprias, os grupos são divididos de acordo com o tempo de ordenação dos padres.

No início da manhã os padres iniciaram o encontro rezando e tiveram uma palavra de Dom Luiz que refletiu com os padres sobre a espiritualidade do padre diocesano, tema que deve ser recorrente para todo clérigo, tendo em vista que, para alimentar a espiritualidade do povo, deve-se estar com o próprio caminho espiritual em dia. O Bispo também ressaltou a importância de que os padres conservem boas amizades entre si e vivam sempre de forma fraterna, pois a fraternidade ajuda o indivíduo a não se isolar e esmorecer.

“Tem sido um momento muito enriquecedor, de grande aprofundamento espiritual e pastoral... Iniciamos o encontro ontem (27 de fevereiro), e findamos nesta tarde com a Santa Missa. Foram dois dias de convivência fraterna e aprendizado”, contou Padre Wosley Pansini, sacerdote ordenado em 2018 e, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Dores do Rio Preto.