28.02.2023

Diocese de Cachoeiro inicia processo de implantação da Pastoral do Surdo

Vicariato para a Comunicação da Diocese inicia, por meio da Seme, curso básico de Libras.

Em tempos de uma comunicação cada vez mais aperfeiçoada, o anúncio do Evangelho deve ser acessível a todos. Pensando nisso e no processo de inclusão social, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim iniciou o processo de implantação da Pastoral do Surdo, que possibilita a inclusão da pessoa surda ou com deficiência auditiva na vida eclesial.

Por hora, poucas missas dominicais na Catedral de São Pedro são acessíveis em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para ampliar esse serviço, o Vicariato para a Comunicação da Diocese conseguiu, por meio da Secretaria de Educação municipal (Seme), quinze vagas para o curso básico de Libras. O curso é gratuito, voltado a educadores da rede municipal de ensino e, também, ao público externo.

O objetivo do curso é oportunizar aos participantes conhecimento mais amplo e aprofundado em Libras, promovendo, assim, o aumento de interações entre as comunidades surda e ouvinte. O curso também visa difundir e fomentar a Libras, que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.

A formação terá carga horária total de 120h e as atividades serão realizadas entre os meses de março a junho deste ano nos horários matutino, vespertino e noturno, com encontros semanais, no auditório da sede da Seme, no bairro Independência.