02.04.2023

Paróquia de Jaciguá celebra 100 anos pela fé

Sua fundação está ligada à história de dois bispos Salesianos

Foto: Pat Marinho

Aos 100 anos, a Paróquia São João Batista, em Jaciguá, é testemunha e também protagonista de fatos que fazem parte da História de Vargem Alta. Pela fé, ela entrelaça a região serrana do Espírito Santo.

A Paróquia foi fundada em 1923. Sua fundação está ligada à história de dois bispos Salesianos, os irmãos: Dom Helvécio e Dom Manuel. Os religiosos procuravam, no Espírito Santo, um lugar para construir um Seminário e, se encantaram com Vargem Alta sobretudo o distrito de Jaciguá.
Com a vinda dos Padres Salesianos, em 1923, foi fundado na Fazenda Boa Esperança, onde a familia Altoé já havia construído uma Capela em 1903, o Instituto Salesiano Anchieta, e em Virginia onde já havia um movimento - inclusive com pedido através de baixo assinado ao Bispado para a construção de uma igreja e para instalação de uma Paróquia - foi erigida a Paróquia São João Batista em 02 de abril de 1923.

Registros apontam que, provisoriamente, a Matriz foi a Capela de Nossa Senhora da Penha na Comunidade Boa Esperança e o escritório funcionava no Colégio Salesiano. Em Virginia o terreno para a construção da Igreja Matriz - onde já existia uma capela desde a chegada da família de João Altoé, foi doado pelo Sr. Victorio Altoé. Registros históricos apontam que seu pai não concordou com a doação, mas o filho doou e pediu ao pai que descontasse na sua herança. Pouco tempo despois, nasceu o filho do benfeitor que, posteriormente, se tornou o Padre Domingos Altoé, vigário paroquial da região entre os anos 1964 a 1974, e veio a falecer em 1995.

No início, a Paróquia compreendia o Distrito da Estação de Virginia, e o Pároco dava assistência a mais algumas comunidades dos atuais municípios de Iconha e nas localidades de Virginia Nova, Arroios das Pedras, Inhauma e Mundo Novo em Rio Novo do Sul. Em 1927, foi criado o então “distrito de Vargem Alta” na parte norte do distrito de Jaciguá. Em 1989, os distritos de Jaciguá e Vargem Alta, se emanciparam de Cachoeiro de Itapemirim, e formaram um novo município, com sede em Vargem Alta. Em 1999, a Paróquia já contava com 44 comunidades, e foi então dividida, na parte sul: que compreendia o distrito de Jaciguá e, continuou sendo a Paróquia de São João Batista, entregue à congregação Filhos do Amor Misericordioso - FAM; com 18 capelas; e, na parte norte, que compreendia o antigo distrito de Vargem Alta: foi instalada a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com a congregação Salesiana – SDB, que em 2005, foi entregue ao Bispado.

🔹 Banner

Foto: Pascom Jaciguá