06.05.2024

Formação reúne Secretários das CEBs e agentes da Pascom da Área Pastoral 7

O encontro faz parte das ações formativas de 2024

Secretários e secretarias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e Paróquias que compõem a Área Pastoral 7 (Regional VII) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 04 de maio, da formação presencial organizada pelo Vicariato Episcopal para Comunicação. O encontro faz parte das ações formativas de 2024 e teve como tema a “A Missão do Secretário como Agente de Comunicação Pastoral.”

“Esta é nossa 5ª formação presencial junto dos secretários. Nos últimos meses estivemos reunidos com representantes das Áreas Pastorais 01, 02, 04, 06 e 08”, explicou o assessor de comunicação da Diocese de Cachoeiro, Kelvyn Mantuan.

O encontro iniciou com um momento de espiritualidade conduzido pelo pároco local, Padre Antônio Valdeir de Queiroz. Na sequência, o padre José Carlos Ferreira da Silva, Vigário Episcopal para Comunicação, falou do papel dos secretários como agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom). Segundo o presbítero, os secretários não podem exercer apenas responsabilidades administrativas, mas serem evangelizadores Pastorais.

“O secretário é essencialmente um agente Pascom afinal, geralmente são os primeiro a comunicar”, explicou.

O presbítero também detalhou a diferença entre comunicação interna e externa. “Pensar em comunicação é parte indispensável para evangelização, entretanto, é preciso vê-la sob dois espectros distintos: a comunicação externa e interna. Ambas são importantes para o trabalho pastoral.”

Na sequência, aconteceu a formação sobre o Diretório Nacional da Pascom Brasil.

Kelvyn Mantuan destacou a importância de "se compreender a comunicação como um todo, para que ela seja eficaz na evangelização e a Pascom não seja resumida apenas à fotos, alimentar redes sociais e ações pontuais. Ele chamou atenção para quatro eixos da Pascom (espiritualidade, formação, articulação e produção) e afirmou a importância da dimensão da escuta no processo de comunicação.

A formação reuniu as paróquias: São José (São José do Calçado), São Geraldo Magela (Bom Jesus do Norte) e Senhora Sant’Ana (Apiacá).