07.05.2024

Formação Permanente reúne padres do Espírito Santo

O tema proposto é: 60 anos do Concílio Vaticano II – Testemunhas da Esperança

Teve início ontem, 6 de maio e vai até dia 9, a formação permanente para os presbíteros do Regional Leste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional composto pelas dioceses do Espírito Santo.

O tema proposto é: 60 anos do Concílio Vaticano II – Testemunhas da Esperança e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação constantes na oração” (cf. Rm 12,12). Para assessorar, os presbíteros contam com a presença de frei Luis Filipe Carneiro Marques, doutor em Teologia Sacramentária, Pe. Jean Richard Lopes, doutor em Teologia Bíblica e Tânia Maria Silveira, doutoranda em Ciências Sociais.

“Nossa formação tem sua dimensão intelectual que envolve estudos, escuta dos temas tratados... Temos a dimensão espiritual onde rezamos juntos, celebramos juntos, fazemos nossos momentos de oração comunitárias e, há também, os momentos de confraternização, inclusive, durante as refeição que são feitas com todos juntos”, explicou o representante dos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Antônio Tatagiba Vimercat.

Os presbíteros das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Arquidiocese de Vitória, estão reunidos na Casa de Retiros São Francisco Xavier, em Sta. Isabel, Domingos Martins. Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória e dom Andherson Franklin, bispo auxiliar participam do encontro.

“Somos 60 padres representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim neste encontro. No Regional Leste 3, há 341 padres. Desses, quase 200 participam desta formação”.

Os fiéis são convidados a acompanhar com a oração, este momento de reflexão e estudo do clero deste Regional.