Diáconos e suas esposas participam de formação em Cachoeiro

O encontro aconteceu na Escola Diaconal Santo Estevão, localizada no BNH, em Cachoeiro.

Diáconos permanentes e suas esposas participaram no último domingo, 05 de maio, de uma formação na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A reunião serviu reflexões para fortalecer o papel e a missão dos diáconos e das famílias nas comunidades católicas. O encontro aconteceu na Escola Diaconal Santo Estevão, localizada no BNH.

Iniciado com um momento de oração e partilha, o encontro foi organizado e assessorado pelo Vicariato Episcopal para Ação Pastoral juntamente com a CCD - Comissão Diocesana dos Diáconos. O pároco da Paróquia São Sebastião (Cachoeiro) e assessor diocesano para o Setor Juventude, padre Josimar Azevedo Pirovani, falou da “juventude”, tema discernido como uma 'Urgência Pastoral' na Diocese de Cachoeiro, durante a Assembleia Diocesana de 2023.

“A formação para os Diáconos, ao contrário do que muitos acreditam, não termina com sua ordenação. Na verdade, os Diáconos estão se qualificando sempre. Esse é o nosso dever enquanto servos da Santa Igreja. Por isso, o conhecimento deve brotar, primeiramente, em nossos corações para estarmos sempre em comunhão com a madre Igreja. Seguimos suas orientações através das formações e estudos dos documentos pontifícios e planejamentos pastorais”, explicou o diácono José Adilson Soares.

Com o tema: “Que fiz, que faço, que farei por ti Senhor?”, e uma reflexão sobre o Plano Diocesano de Pastoral, o encerramento da formação aconteceu com a Santa Missa presidia por Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo Diocesano.

“À organização do encontro e aos Diáconos e esposas participantes, os nossos sinceros agradecimentos e um desejo de que esta formação seja a semente para bons frutos em nossa santa Igreja.”