22.03.2024

Paróquia de Guaçuí celebra Ceia Pascal Judaica

A edição deste ano marca o reinício da festividade

Vivenciar, em riqueza de detalhes e significados, a ceia pascal como aquela celebrada por Jesus e seus Apóstolos foi a experiência oferecida às 70 pessoas que participaram da “ceia Pascal Judaica”, na Paróquia São Miguel Arcanjo, nesta quinta-feira, 21 de março. A realização da ceia Pascal Judaica é uma prática catequética sobre o sacramento da Eucaristia e a origem da missa.

A edição deste ano marca o reinício da festividade. Segundo a Pastoral da Comunicação (Pascom) “a celebração marcou com a presença de integrantes da Escola de Teologia de Castelo, onde vieram para aprender e desenvolver o rito em sua Escola Pastoral”, explicou por nota.

O Pároco, Padre Giovanni Geraldo Quitese os diáconos Elion, Lorival e Miguel, também participaram do rito que ocorre em memória do Hagadá.

Na tradição judaica, Pêssach (Páscoa) é a ‘Festa da Libertação’, na qual é celebrada a fuga do povo judeu do Egito, descrita no Livro do Êxodo. Para os cristãos a Ceia Pascal é uma cena da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo; uma apresentação dos acontecimentos do Cenáculo, que é reencenada para reavivar as últimas horas do Senhor neste mundo.