25.03.2024

Bispo de Cachoeiro visita vítimas das enchentes em Mimoso do Sul

A presença solidária de dom Luiz Fernando foi acolhida com emoção pelas pessoas

Diante da tragédia causada pelas fortes chuvas no Sul do Espírito Santo, campanhas em todo o Estado se mobilizam para arrecadar alimentos, remédios, roupas e dinheiro para os desabrigados e desalojados. Além da Cáritas Diocesana, diversas Paróquias e Movimentos Apostólicos também têm realizado iniciativas.

Em Mimoso do Sul ao menos 17 pessoas morreram por causa das chuvas. Unindo-se às vítimas das enchentes, a presença solidária de dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo de Cachoeiro de Itapemirim, foi acolhida com afeto e emoção pelas pessoas que vivem no Morro da Palha e na região central de Mimoso do Sul. Nas dependências da Igreja, a enchente atingiu a Casa e o Salão Paroquial, Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), capelas e, deixaram outras centenas de casas e estabelecimentos comerciais, cobertos por lama e água, criando um cenário de desolação.

Dom Luiz Fernando conversou e rezou pelas famílias e voluntários, reafirmando a comunhão e a solidariedade da Igreja no amparo a todos. Na ocasião, convocou os sete seminaristas propedêuticos do Seminário Menos Bom Pastor, à voluntariar-se e ajudarem às vítimas. As decisões e solidariedade do bispo fortaleceu as vítimas das enchentes que, agora, buscam reconstruir as suas vidas, contando com a ajuda de todos.

“Vê-lo aqui, conversando e consolando essas pessoas, nos fortalece como voluntários. Desde o início, ele (Dom Luiz Fernando) têm mobilizado os fiéis à solidariedade. Agora ele está aqui, amparado e agradecendo quem precisa e respondeu ao seu chamado”, afirmou Michelli Espíndola Vivas, residente em Mimoso e voluntaria da Cáritas Diocesana.

As CEBs da Diocese de Cachoeiro com a articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, estão unidas para ajudar as vítimas e os desabrigados pelas chuvas, por meio da solidariedade em rede, que reúne paróquias da Diocese de Cachoeiro.

Diversos pontos de acolhimento aos desalojados e desabrigados estão funcionando nas dependências da Igreja, que não foram atingidas pelo temporal, assim como nos locais para recebimento de donativos. Até o momento, somente na tarde desta segunda-feira, 25, foram produzidas e distribuídas cerca de 5 mil marmitex em Mimoso do Sul. As doações em valores podem ser feitas por meio de conta bancária ou PIX: Sicoob, Agência: 3260; Conta Corrente: 3188-7; CNPJ (CHAVE PIX): 07.562.421/0001-55.