05.06.2015

PARA JESUS PASSAR: CORPUS CHRISTI EM CASTELO.

Na última Quinta-Feira, 04, a Igreja Católica celebrou a presença real e substancial de Jesus Cristo nas espécies de pão e vinho consagrados.

Em Castelo, a tradição de enfeitar as ruas com tapetes, que acontece há 52 anos, atraiu milhares de fieis, de diversas partes, que durante todo o dia contemplaram as obras de arte e fé expostas pelas ruas do centro da cidade, cerca de 1,5 Km de extensão.

A confecção dos tapetes teve início na noite de Quarta-Feira, 03, que iluminada pela lua cheia dava os primeiros contornos da beleza que seria exposta durante o dia, nem mesmo o frio incomodou os voluntários concentrados no trabalho e muito menos os visitantes que acompanhavam o início da Festa.

Com o raiar do dia teve início, na Matriz, a série de Celebrações; às 07h, 09h, 10h30 e 12h, sendo esta presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos.

Em sua homilia, em uma Igreja completamente lotada, dom Dario destacou a presença de Jesus Cristo em nosso meio, pois Ele trouxe o Pai à nós e quis permanecer entre os seus.

Dom Dario também salientou a necessidade dos cristãos praticarem a caridade, lembrando que é inadmissível no meio de Católicos existirem irmãos passando fome, cede, frio ou qualquer outro tipo de necessidade e abandono.

Sobre a Festa de Corpus Christi, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim destacou que os tapetes confeccionados pelas comunidades mostra o amor e carinho que o Brasil, e especialmente a cidade de Castelo, têm por Jesus Cristo consagrado no pão e no vinho.

Ao cair da tarde, às 16h, foi realizada a Missa Campal, em frente a Matriz, presidida pelo Pároco Local Frei Mário Aparecido, concelebrada por presbíteros da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) e diocesanos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Em sua Homilia, Frei Mário destacou o serviço, exemplo que o Próprio Cristo deixou para todos ao colocar-se como servidor, a doar-se na Eucaristia, sendo esta partilha e união no serviço o dever de todo Cristão Católico.

Ao final da Missa foi realizada a Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas que estavam enfeitadas pelos tapetes, que permaneceram ali para demonstrar a fé  de um povo, mas também evangelizar e, acima de tudo, honrar o Próprio Jesus que presente na Hóstia Consagrada abençoava a cidade e a todos.