03.07.2015

BICHO DO MATO.

A Pastoral da Juventude, do Regional I da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tem participado de forma ativa de diversas atividades sociais na região, formado por uma Equipe de 30 jovens de 7 Paróquias diferentes.

Em Iconha, os jovens são presença marcante em um projeto chamado “Grupo Bicho do Mato”.

O Coordenador Paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Rio Novo do Sul, e membro da Coordenação Regional I e Diocesana da Pastoral da Juventude, Venagino da Cunha Bernardi (Ginim), nos conta um pouco mais sobre o projeto, confira.

Por Venagino da Cunha Bernardi (Ginim)

Pastoral da Juventude e Jovens de Iconha fazendo a diferença!
Trabalho e amor pela criação do senhor!

O Bicho do Mato é um grupo de Ecologia que atua no município de Iconha, e tem como base funcional jovens do município.

Sua história começa em 2009 com um grupo de amigos que se aventurava na natureza, e ganha força durante a ordenação presbiteral do padre Jonas Caprini, sj, na qual organizaram junto à Pastoral da Juventude e jovens da UFMG uma oficina de Ecologia.

Em 2012 o grupo toma nova forma, e passa se organizar de fato como Grupo de Ecologia, com preocupação com a situação alarmante em que o planeta se encontra, e principalmente com a degradação do Rio Iconha. Sob este olhar, o objetivo principal destes jovens passa a ser a revitalização deste rio que corta a cidade, através de reflorestamentos em propriedades rurais – em especial nas áreas de proteção de nascentes, mata ciliar e áreas de recarga hídrica.

Durante esses anos de atuação, vários foram os trabalhos realizados, como por exemplo: o reflorestamento de 10 propriedades rurais no município, trabalhos de educação ambiental, além de ações de cidadania. Contudo, é importante destacar que em todas as ações e projetos, o grupo sempre teve apoio de grandes parceiros como: a Igreja Católica de Iconha, a Pastoral Ecológica da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o Incaper, o IDAF, o IEMA, a Usina Paineiras, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Iconha, e diversas empresas do setor privado.

No dia 24 de junho de 2015, o Bicho do Mato foi premiado com o Troféu Biguá – Prêmio de Sustentabilidade da TV Gazeta Sul, na categoria Sociedade Civil, que tem por objetivo valorizar e incentivar diversos setores na busca pela preservação ambiental, que se destacam pelas práticas de ações de recuperação, preservação e cuidado com o Meio Ambiente.

A existência do Bicho do Mato é fruto do amor pela natureza e principalmente pelo desejo de seus membros de fazer a diferença, de não se conformar com os esquemas deste mundo, de ser protagonista da própria história, de servir como instrumento para inspiração de outras pessoas a também ser agentes transformadores. E parafraseando à São Luis Alberto Hurtado Cruchaga, o Bicho do Mato quer ser “Um fogo que acende outros fogos”, na luta por um mundo “ecologicamente” sustentável.