01.03.2017

Do pó ao pó

Dom Dario celebra missa das cinzas na Catedral de São Pedro

Dom Dario celebra missa das cinzas na Catedral de São Pedro

O Carnaval acabou. Mas para nós, católicos, inicia-se agora o tempo da Quaresma.

Hoje, às 9 horas, nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos presidiu a missa das cinzas, na Catedral de São Pedro. Juntamente com ele, estavam os Diáconos Reginaldo Gaspari, Pedro Noé e Miguel Jacomelli, além de alguns Presbíteros, sendo eles Padre Gracione Augusto Alves, Padre Junior Moreira, Padre Thiago Vargas, Padre Bruno Sá Rangel, Padre Américo Pinho e Padre Antônio Tatagiba Vimercat, Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A Catedral estava completamente lotada, com os fiéis a espera do momento de receber as cinzas. A imposição das cinzas é um sinal de reconciliação com Deus. Recebe-las significa estar disposto à redenção, firmes na fé de Cristo. A Quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, período de reflexão e penitência.  Em depoimento, Dom Dario sintetiza o significado da Quaresma aos Católicos.

“O número 40 tem um significado muito especial na Bíblia, 40 anos que o povo caminhou no deserto, 40 dias que Jesus jejuou, e nós somos como o povo seguidores de Jesus na Igreja Católica (convidados) a fazermos esse momento de caminhada, de jejum, de penitência, em preparação à Páscoa do Senhor”, explica o nosso Bispo.

Oração

Em entrevista à TV Gazeta Sul, Dom Dario Campos nos mostra como as palavras jejum, esmola e oração estão integradas, em uma conexão com o amor de Jesus Cristo.

“Essas três palavras devem acompanhar todo o cristão no período quaresmal. O jejum é aquele momento que você deixa, se abstende de alguma coisa em prol do outro, da partilha. E essa partilha vem através da esmola, você deve partilhar isto com o outro. E isso deve vir acompanhado, o jejum e a esmola, da oração. A oração é aquela que dá força, que caminha conosco”.

E em seguida reforçou o poder da oração durante a quaresma:

“É muito interessante você observar a palavra oração. Ora e ação. Quer dizer, a oração ela tem que ser sempre acompanhada de uma ação, em favor do irmão e da irmã”.

Campanha da Fraternidade

A missa na Catedral marcou também o início da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a celebração, o Padre Antônio Tatagiba leu a mensagem do Papa Francisco a respeito da CF 2017. Em um dos trechos, o Papa cita:

“O Criador foi pródigo com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza. Mas infelizmente, os sinais da agressão à criação e da degradação da natureza também estão presentes”.

“O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano, inspirado na passagem do Livro doGênesis (cf. Gn 2,15), é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”, mencionou o Pontífice.

No fim da mensagem, o Papa Francisco deixa a sua benção a todo o povo brasileiro e pede que também oremos por ele.

“Desejo a todos uma fecunda caminhada quaresmal e peço a Deus que a Campanha da Fraternidade 2017 atinja seus objetivos. Invocando a companhia e a proteção de Nossa Senhora Aparecida sobre todo o povo brasileiro, particularmente neste Ano Mariano, concedo uma especial Benção Apostólica e peço que não deixem de rezar por mim”.

Para ler na íntegra a mensagem do Papa Francisco, CLIQUE AQUI.

Ao fim da missa, foram apresentados os novos Seminaristas do Seminário Bom Pastor. Nas palavras de Dom Dario Campos, “estes aqui são o futuro da Igreja de Cachoeiro de Itapemirim”.

Veja a entrevista de Dom Dario Campos à TV Gazeta CLICANDO AQUI.

Fotos: Departamento Diocesano de Comunicação e Secretariado do Regional II Diocesano

Catedral de São Pedro lotada na missa das cinzas