02.05.2024

Dom Luiz Fernando Lisboa realiza os ritos de dedicação da Igreja e consagração do altar da CEB Santa Rita de Cássia, em Venda Nova do Imigrante

Com a presença de padres, religiosos, leigos e moradores da cidade, que lotaram a CEB, Dom Luiz Fernando, realizou a cerimônia

Com palavras de incentivo e felicidade, o Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, introduziu os ritos de dedicação da Igreja e consagração do altar da Comunidade Eclesial de Base (CEB) Santa Rida de Cássia, em Venda Nova do Imigrante, região serrana, na tarde desta quarta-feira, 01 de maio.

Com palavras de incentivo e felicidade, o Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, introduziu os ritos de dedicação da Igreja e consagração do altar da Comunidade Eclesial de Base (CEB) Santa Rita de Cássia, em Venda Nova do Imigrante, região serrana, na tarde desta quarta-feira, 01 de maio.

Com a presença de padres, religiosos, leigos e moradores da cidade, que lotaram a CEB, Dom Luiz Fernando, realizou, no início da cerimônia, a aspersão com água benta sobre os cristãos católicos, as paredes da igreja e o altar.

Dando sequência a celebração, o então Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Padre Cristian Vieira Batista, proclamou o Evangelho João (15,1-8). Em seguida, durante sua homilia, Dom Luiz explicou que não podemos ser bons cristãos se não permanecermos em Jesus.

“Além dos padres Cristian Vieira (Pároco) e Antônio Tatagiba Vimercat (Vigário Paroquial), estava presente o padre João Luiz Galvão que, entre os anos de 2003 à 2009 foi pároco em Venda Nova e ajudou - à época - na escolha da padroeira da comunidade Santa Rita de Cássia. A escolha aconteceu por votação que a elegeu como padroeira da Comunidade. São Frei Galvão foi os segundo mais votado, por isso, ontem foi instalada sua imagem ao lado de Santa Rita”, explicou Eduardo Bautz, Colaborador Paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom).

O Reitor da Universidade Salesiana de Brasília, Padre Geraldo Caliman, SDB e o Diácono Carlos Caldonho Nascimento também participaram da celebração religiosa que também contou com a presença do candidato ao Diáconato Permanente, Sebastião Nogueira que é membro da Comunidade Santa Rita de Cássia.

Ao final da liturgia da Palavra, depois da invocação da Ladainha de Todos os Santos, Dom Luiz Fernando deu início ao rito de dedicação da igreja e consagração do altar. Em seguida, o altar e as paredes da igreja foram ungidos com o óleo do Crisma. Após a unção, foram incensados o altar e as paredes da igreja. Na sequência, o altar foi iluminado com velas, velas que também foram colocadas nas laterais da igreja. Preparado o altar, com o rito de consagração, Dom Luiz realizou a celebração da Eucaristia. A Celebração encerrou as 18h39min com a Benção Solene.