03.03.2017

Defender a Criação

Texto do Coordenador da Pascom de Iconha é publicado no jornal A Gazeta

Na edição de hoje, 3 de março, foi publicado no jornal A Gazeta um texto sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017. Na chamada da notícia, o jornal diz que o a Campanha da Fraternidade alerta para o impacto da concentração populacional sobre o meio ambiente e como este fator coloca em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

O texto é de autoria de Vinicius Figueira. Vinicius é morador da localidade de Iconha, sendo assessor de comunicação da prefeitura do município. Porém, mais que isso, ele é o Coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Iconha.

Leia abaixo o texto de Vinicius, publicado hoje:

Defender a Criação

Este ano a Igreja no Brasil (CNBB) reforça o apelo em prol do cuidado com a casa comum. De forma mais temática, a Igreja propõe como matéria de conversão neste tempo da Quaresma o tema biomas, que são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região. No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.

O objetivo vai ao encontro da identidade da Igreja: ser a voz profética sobre os dramas ecológicos dos quais o próprio homem vem sendo autor, pois ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades, gera sérias preocupações e inquietações. O impacto da concentração populacional sobre o meio ambiente gera diversas problemáticas que colocam em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

Como realça o texto-base da Campanha da Fraternidade (CF), a Sagrada Escritura não se preocupa diretamente com os biomas. Contudo, oferece elementos que iluminam a temática a partir do projeto de Deus nela apresentado. Tal projeto inicia-se pela criação e organização do mundo. E conhece uma ruptura por causa do pecado. Seu verdadeiro significado é revelado em Cristo Jesus.

A nossa reflexão e processo de conversão pode iniciar desde o momento que ao abrirmos jornais, revistas, redes sociais e outros veículos de comunicação e vemos ações religiosas em prol da crise hídrica; todavia, poucas estão sendo as iniciativas concretas que estabilizem o problema. Não é verdade? Rezar, fazer caminhadas, novenas é tão importante quanto dobrarmos os joelhos para plantar uma muda que vai revigorar minha nascente, arborizar o ambiente e oferecer mais vida para todas as pessoas, por exemplo.

A CF 2017, abordando a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, deseja despertar as comunidades, famílias e pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum. Cuidar da obra saída das mãos de Deus deve ir além de uma penitência quaresmal, mas um compromisso cristão.

Vinicius Figueira