23.05.2017

Regional II

Domingo, 21 de maio, aconteceu o Encontro das Cebs

No último domingo, 21/05, aconteceu o Encontro das Cebs do Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O Regional II Diocesano é composto pelas 9 paróquias da zona urbana da cidade de Cachoeiro.

Com início às 8h, os participantes que chegavam ao Centro de Ensino Lauro Pinheiro (CELP) eram recepcionados por integrantes da Paróquia Nossa Senhora da Penha, que davam as boas-vindas a todos. Um farto café, organizado por todas as paróquias e servido pelos jovens e membros da Pastoral da Juventude, foi oferecido.

O Encontro de Cebs teve início com o Ofício Divino, momento este de entrega e interiorização com Deus. Ainda durante o ofício, as 9 paróquias do Regional foram acolhidas junto com os estandartes que carregavam a imagem de seus Padroeiros. Presbíteros, Diáconos, Seminaristas e religiosas também foram “abraçados” neste momento.

Ver e Julgar

A primeira fala do dia ficou a cargo do Padre Joselito Ramalho Nogueira, Pároco da Paróquia Nossas Senhora das Graças. Padre Joselito discursou acerca do tema principal do encontro, e refletiu com todos sobre “os desafios do mundo urbano”. Falando a respeito de política, crise financeira e segurança pública, o Presbítero deu o olhar da nossa Igreja sobre estes assuntos, nos ajudando a identifica-los no dia-a-dia.

Em seguida, Padre Andherson Franklin Lustoza, Vigário Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, deu continuidade a fala do Padre Joselito. Porém, o Sacerdote mostrou como devemos “julgar” os problemas anteriormente identificados. Em outras palavras, após “vermos” os problemas de nosso cotidiano, Padre Andherson mostrou como refletirmos sobre estes problemas para, como comunidade, encontrarmos uma solução.

Visita Ilustre

Finalizando sua fala, Padre Andherson chamou à frente uma ilustre presença durante o encontro. Era o Padre Otávio Grapiuna da Cruz, da Paróquia São José Carpinteiro, que está visitando nossa Diocese. A Paróquia São José fica em nossa Igreja-irmã, na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará.

Após o almoço, com os pontos “ver” e “julgar” bem definidos, as comunidades se reuniram em grupos e, coletivamente, buscaram soluções para os problemas citados. Foi a hora do “agir” da nossa Igreja. Padre Gelson de Souza, Pároco da Paróquia São Sebastião, deu a liberdade para que, após definirem suas “ações”, quem desejasse as compartilhassem com todos. O Presbítero então mediou este momento de interação entre as paróquias.

O encontro encerrou-se com a santa missa presidida pelo Padre Juarez Delorto Secco, coordenador do Regional II Diocesano. A celebração aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, finalizando assim o Encontro das Cebs do Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Fotos: Secretariado do Regional II Diocesano.

23/05/2017 - Rosana Balarini

O Encontro foi muito bom! Tema atual e desafiador realmente. Que traga frutos para nossa cidade e nossas comunidades.