Notícias

11.07.2017

CEBS

Comunidades Eclesiais de Base do Espírito Santo se reúnem no 11º Encontro Estadual


Um mar de pessoas. Desta forma podemos dizer o que invadiu São Mateus neste último final de semana. A cidade foi sede do 11º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base. Com mais de 100 pessoas a representando, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim levou até o norte do Espírito Santo Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, religiosos e leigos, além também da presença do nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos, que participou ativamente do encontro, tendo presidido a missa de abertura.

 

Com início na sexta-feira (7), o encontro se tornou “luzes indicativas para que possamos construir uma unidade na Igreja”, segundo depoimento da Irmã Creuza, das Irmãs Milicianas de Cristo. A religiosa ainda cita a importância do encontro ao seguir a recomendação do Papa Francisco em sermos uma Igreja em Saída. “Nós das CEBs somos uma Igreja em saída, mas precisamos caminhar mais, alargar os nossos passos e ir aonde ninguém foi ainda”.

 

Foram três dias (sexta, sábado e domingo) de oração, reflexão e aprendizado. Para a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude de São Mateus (Aldicéia Costa), o tema “CEBs e os desafios no mundo urbano” é de tamanha amplitude que talvez seriam necessários mais dias para se debater o assunto.

 

“Esse encontro de CEBs, se tratando dos desafios no mundo urbano, é sim uma reflexão muito importante, e que talvez se tivesse mais tempo para poder ser refletida, ser rezada, com um pouco mais de profundidade, seria muito importante, mas esse fim de semana, se tratando, se rezando (este tema), e sobretudo com a presença da juventude, é muito importante para a nossa caminhada como Igreja e como CEBs”.

 

 

Desafio nosso de cada dia

 

Um dos grandes pontos do encontro foi a Caminhada das CEBs, realizada no domingo pela manhã. E foi durante ela, que o Padre Andherson Franklin Lustoza, coordenador de Pastoral da Diocese de Cachoeiro, falou sobre a vivência experimentada nesta reunião das Comunidades Eclesiais de Base do Espírito Santo:

 

“Estamos agora fazendo a nossa caminhada das CEBs, algo tão tradicional em nossos encontros, levando nas mãos um símbolo forte que fala da ‘morte’ do nosso Rio Doce. Esses dias aqui em São Mateus nós nos encontramos com delegados de todas as quatro Dioceses, todos colocados diante de desafios tão grandes e urgentes que abraçam, e muitas vezes apertam, a vida em nossas cidades. Percebemos que existem urgências e ao mesmo tempo a luz da Palavra de Deus nos propõem esperança, por isso o encontro foi marcado por esse momento de reflexão profunda. Tudo para nos ajudar a refletir e a mergulhar nesse momento tão importante da nossa Igreja no Espírito Santo. Queremos manifestar o nosso desejo de construir uma cidade mais justa, fraterna e solidária. Nosso desejo sincero de que as comunidades sejam sementes para o Reino já acontecer no meio de nós”.

 

No dia anterior (sábado) Padre Andherson já havia proporcionado aos participantes o momento de iluminação bíblica. Em alusão com o tema do encontro, o Presbítero menciona como em determinado momento a humanidade cai em pecado e perde a referência com Aquele que o criou.  “Os primeiros 11 capítulos do Gênesis descrevem não só o projeto de Deus, mas também os descaminhos dos homens”. Com isso, o Padre fala da importância de trazermos às nossas crianças e jovens uma experiência cristã encarnada.

 

“Que sejam apresentados diante deles a figura clara de Jesus Cristo, a quem aderimos pela fé e quem amamos e seguimos, mas ao mesmo tempo, que sejam inseridos nessa experiência religiosa própria das nossas Comunidades Eclesiais de Base que não separam a fé e a vida. Porque se não os desafios não serão nossos, e nem deles”.

 

 

Experiência com Deus

 

Foram milhares de pessoas participando deste momento vivo com cristo. Veja alguns depoimentos:

 

“As Comunidades Eclesiais de Base são o espaço onde surgem todas as pastorais e movimentos” – Padre Éder Mataveli Vargas, Diocese de São Mateus.

 

“Esse encontro ajudou muito a resgatar o sentido da CEBs” – Maria Goreti, leiga da Diocese de Colatina.

 

“Esse encontro de CEBs é um resgate da nossa função de batizados. A sociedade está vivendo uma mazela em vários campos, econômico, social, moral, família. Então esse encontro é como um puxão de orelha para assumirmos nossa missão” – Estelina, leiga da Diocese de São Mateus.

 

“Acredito que todos os que estiveram aqui durante estes dias tiveram a oportunidade de revitalizar a sua experiência de fé dentro das Comunidades Eclesiais de Base, para assim fazer com que aconteça o novo amanhecer e podermos todos construir a civilização do amor” – Frei Clébson de Souza Rodrigues, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

 

“Vivemos em um mundo urbano, desordenado e que tem seus desafios. E nós temos que ter consciência disso, como cristãos, não podemos viver alheios a isso, temos que enfrentar, refletir” -  Padre Anderson Gomes, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória.

 

“O encontro está sendo maravilhoso, é a primeira vez que eu participo. Está sendo muito importante, porque não é apenas voltado para a espiritualidade, é algo para a comunidade em si. E tudo que é feito voltado para a comunidade é maravilhoso, isso volta para nós” – Letícia, leiga da Diocese de São Mateus.

 

O Encontro Estadual de CEBs foi uma preparação para o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, que acontecerá em Londrina, no Paraná, de 23 a 27 de janeiro de 2018. Um momento santo para compreendermos um pouco mais os mistérios de Deus e discernimos nosso atual papel na sociedade moderna.

 

Veja alguns vídeos do 11º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base

 

Vídeo 1 – Clique aqui

Vídeo 2 – Clique aqui

Vídeo 3 - Clique aqui

 

Fotos, entrevistas e vídeos: Secretaria de Pastoral, Seminarista Antônio Marcos Moura, Seminarista Wosley Pansini e Andrea Carvalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11/07/2017 - Mônica Roberta

Foi realmente um final de semana muito abençoado por Deus. Vivi cada momento da graça. Bom demais!!


Mais Notícias