14.07.2017

Formadores de Institutos e Seminários

Padres Thiago Vargas e Genivaldo Laquini participam da Semana Nacional de Atualização de Formadores

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) está realizando, entre os dias 10 a 14 de julho, em Aparecida (SP), a Semana Nacional de Atualização para Formadores de Institutos e Seminários. O encontro está refletindo sobre a “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, documento da Congregação para o Clero do Vaticano, que tem como tema “o dom da vocação presbiteral”, enfatizando a Dimensão Espiritual.

Contando com assessoria de Dom Jorge Carlos Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero no Vaticano, e de Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo auxiliar de São Paulo e referencial da OSIB a Semana Nacional de Atualização para Formadores tem a participação de mais de 250 Presbíteros de todo o país.

E dois deles são figuras conhecidas no sul do Espírito Santo. Representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, estão participando do encontro o Padre Thiago da Silva Vargas, Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney, e padre Genivaldo Marcolan Laquini, Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, em Bom Jesus do Norte. Ambos estão dinamizando sua caminhada como formadores e compartilhando experiências.

A Congregação para o Clero (Santa Sé) publicou, dia 08 de dezembro de 2016, a “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, decreto orientador para a formação de padres católicos, na qual sublinha a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.

‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis´ é atualizada 46 anos depois, procurando unir de “modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado”.

Padre Thiago Vargas, Dom Jorge Patrón Wong e Padre Genivaldo Laquini