20.07.2017

Geração do amanhã

Seminaristas da Teologia da Diocese de Cachoeiro realizam cursos de especialização no período de férias

Em menos de 10 dias, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim ganhará mais um Sacerdote. É o Diácono Carlos Henrique Dias, que será ordenado Presbítero no dia 29 de julho, em Pequiá. Logo em seguida, dia 5 de agosto, mais um Seminarista será ordenado Diácono: Antônio Marcos Moura da Silva, que dentro em breve também deve dizer o seu “sim” novamente a Deus, sendo ordenado Sacerdote.

“Em relação a ordenação Diaconal estou muito feliz, os preparativos para esse momento estão acontecendo e no próximo dia 24 inicio o retiro de preparação para a ordenação. Escolhi como meu lema Mt 20,28 ‘não vim para ser servido, mas para servir’. É com muita alegria que estou vivendo esse momento”, contou Marcos Moura.

E nossos Seminaristas, o que andam fazendo neste período de férias? Atualmente, encontram-se em Belo Horizonte (MG) os Seminaristas Antônio Valdeir Duarte de Queiróz, Cristian Vieira Batista e Fernando Acácio de Oliveira, do 3º Ano de Teologia, juntamente com o Seminarista Wosley Guimarães Pansini, do 4º Ano de Teologia. Todos integram o Seminário Maior São João Maria Vianney, localizado em Cariacica, mas pertencente a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Capacitação Espiritual

Os Seminaristas Antônio Valdeir, Cristian e Wosley estão no Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Aconselhamento Pastoral e Orientação Espiritual, que está acontecendo entre os dias 10 à 22 de julho, no Instituto São Tomás de Aquino – ISTA.

Esta especialização visa aprimorar as habilidades, dons de aconselhamento pastoral e orientação espiritual, com técnicas e abordagens que  fundamentam-se no princípio do cuidado, integrando Psicologia, Antropologia, Teologia e Espiritualidade. O objetivo é atender a uma demanda específica da nossa Igreja, em especial a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde poderão atuar nas comunidades eclesiais, seja nas casas de Formação Diocesanas ou Religiosas.

Treinando inúmeras práticas efetivas, como laboratórios experimentais, o atendimento, a orientação, o acolhimento às pessoas, casais, famílias e grupos que apresentam situações de crise ou de necessário discernimento, estes seminaristas estão fortalecendo seu lado espiritual e pastoral, para atuarem em conjunto com a sociedade.

Para Deus não há férias

Já o Seminarista Fernando, que também está no ISTA, atualmente integra o curso de Pós-graduação Latu Sensu em Direito Matrimonial Canônico com ênfase no MOTU PROPRIO.

O curso aborda de forma especial a reforma do processo canônico de nulidade matrimonial, publicada pelo Papa Francisco no documento Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus (MIDI). Ao propor tais mudanças no Código de Direito Canônico, o Papa pretende aproximar os fiéis das estruturas judiciárias da Igreja, possibilitando esclarecer, judicialmente, a própria situação matrimonial por meio de um processo mais breve e célere. O curso é oferecido com o apoio da CNBB Nacional e da Regional Leste 2.

Mesmo em seu momento de descanso, nossos Seminaristas se encontram empenhados no compromisso com a comunidade e seguem firmes na missão de evangelizar. É o futuro da nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que dentro em breve, se tornará o presente.

Informações: Seminaristas Wosley Pansini e Antônio Marcos Moura