24.07.2017

Festa do Lavrador

Com presença de Dom Dario Campos e preocupação com o meio ambiente, Muqui comemora a 27ª Festa

Aconteceu neste domingo (23) a 27ª Festa do Lavrador de Muqui. Sediada na Comunidade Santa Mônica, a festa tem por finalidade valorizar o agricultor e a terra, fonte do nosso alimento.

A festa se iniciou logo cedo, às 8h da manhã, com uma programação que se estendeu durante todo o dia. Houve café partilhado, almoço, moda de viola sorteios e muita oração.

Com a presença do nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos e dos Freis Jonas Gusson e Egisto Cansian (Pároco e Vigário da Paróquia São João), a Celebração Eucarística uniu as 40 Comunidades que compõem a Paróquia de Muqui.

Preocupação com meio ambiente

Antes do início da Celebração Eucarística, houve uma Palestra com Edson Moreno Canchilheri. Dividindo sua fala em dois temas, ele dialogou com os presentes sobre os Biomas Brasileiros e a correlação com a importância da agricultura familiar na promoção do meio ambiente. A agricultura familiar é um dos pontos fortes do município, sendo um dos pioneiros no Espírito Santo e que ao longo dos anos vem tratando esta questão com carinho peculiar.

Edson Moreno também abordou a discussão da importância da floresta na produção de água. O desmatamento e a morte dos nossos rios e nascentes tem sido um tema recorrente nos últimos tempos. E é de sumária importância que continue sendo. Mudas de árvores nativas também foram distribuidas, incentivando o reflorestamento de nossa região.

A Festa do Lavrador, além de valorizar o trabalhador rural, tem a sensibilidade de olhar ao redor, procurando cuidar da “nossa casa comum”.

Fotos: Maria Lúcia Mendonça