26.07.2017

“Coração Fortalecido”

Pe. Andherson Franklin explica os caminhos pastorais de nossa Diocese após o Encontro Estadual de Cebs

O Encontro Estadual de Cebs, ocorrido entre os dias 7 a 9 de julho em São Mateus, representou mais que uma simples reunião de Comunidades Eclesiais de Base. Foi um marco, um ponto de partida para o entendimento de nossas comunidades capixabas no refere-se ao seu papel perante a sociedade.

Em conversa com o Departamento Diocesano de Comunicação, Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador diocesano de Pastoral e que proporcionou durante o encontro o momento de iluminação bíblica, explicou com detalhes quais pontos foram mais marcantes e que caminhos se abrem para nossas Comunidades Eclesiais após o Encontro Estadual.

Com o tema Cebs e os caminhos do mundo urbano e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Êxodos 3,7), um dos objetivos do encontro foi “apresentar a experiência das nossas comunidades Eclesiais de Base, inseridas em suas localidades, e como são chamadas a dialogar com os grandes desafios do mundo urbano, desde a violência, saneamento básico, sustentabilidade, ecologia, educação, mobilidade urbana e uma série de outros desafios que são próprios deste tempo”, relatou o Padre.

Lideranças

Entre os caminhos apresentados, ele cita que houve primeiro a confirmação do modelo eclesial. “Todas as dioceses que lá estavam, representadas pelos seus delegados, saíram confirmadas na escolha do caminho eclesial, ou seja, somos quatro dioceses distintas (Cachoeiro, São Mateus, Colatina e Arquidiocese de Vitória) mas que optamos por sermos Igrejas de Comunidades Eclesiais de Base, com estas comunidades espalhadas no território de cada uma delas”.

“Um outro ponto importante foi a necessidade de reavivar o carisma das comunidades. A estrutura por si só existe e todas as dioceses são composta pelas Cebs, mas percebemos a necessidade de reavivar o carisma das mesmas, para que sejam capazes de viver a fé e a vida, que são fundamentais na compreensão e na gestação das próprias comunidades”. E o Sacerdote completa: “saímos do Encontro Estadual com o coração bastante fortalecido neste ponto”.

Padre Andherson também menciona que a fé que professamos deve inferir diretamente no modo como vivemos, e a nossa vida cotidiana, principalmente os desafios do mundo urbano (que se encontram presentes também na zona rural), devem ser vividos, dialogados, acolhidos e discernidos à luz da fé que as comunidades professam.

Para que isto aconteça “precisamos trabalhar na formação de verdadeiros líderes. Pessoas que já estão nas nossas Comunidades Eclesiais de Base, discípulos e discípulas missionárias, que sejam capazes de crescer na consciência e perceberem que, como discípulos de Cristo, não devem ficar somente no âmbito eclesial, mas saírem em missão. Temos de fortalecer, aprofundar e amadurecer esta consciência cristã, juntamente com a responsabilidade que a fé por si só já nos propõe, sendo operários na construção de uma sociedade mais justa e de cidades capazes de acolher as pessoas em suas necessidades”.

E o Presbítero completa: “Foi importante fazer com que as nossas comunidades reconheçam o seu papel nesta construção, fazendo com que as sementes do reino, que já estão presentes entre nós, produzam frutos”.

Oração com ação

As ações concretas a serem realizadas também foram abordadas no Encontro Estadual das Cebs. “Existem desafios que devem ser reconhecidos e enfrentados a partir da inserção (destes líderes) em alguns espaços da sociedade. Uma dessas ações é a participação dos leigos nos conselhos municipais, nos espaços de decisão da cidade, onde ocorrem os investimentos, para que estes recursos sejam revertidos em prol da população e na construção do bem comum”.

“Falamos também sobre uma participação política e a formação de lideranças capazes de ocuparem os espaços públicos. Nesse caso, investir nas Escolas de Fé e Política é uma das possibilidades”, completa Padre Andherson.

E o meio ambiente também foi pauta das ações concretas, principalmente a água. “Atualmente nós temos recuperado nascentes, temos feito o trabalho de reflorestamento, mas ainda não tocamos a questão da distribuição da água e saneamento básico em algumas cidades. Ir aos órgãos competentes, através de lideranças organizadas, para pedir, insistir e reivindicar o direito de usufruir com qualidade deste bem comum é uma delas (ações). Junto a isto, cabe a nós cobrar do governo e das grandes empresas responsáveis para que trabalhem em um plano de prevenção contra desastres naturais ou não naturais em nossas nascentes e rios. Elas devem reconhecer que tem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade”.

“Desta forma, saímos do encontro extremamente esperançosos, reconhecendo a necessidade de trabalhar todas estas questões aqui dentro da nossa Diocese de Cachoeiro, a partir das lideranças que participaram do encontro, dentro das nossas Cebs, investindo também naqueles que irão à Londrina (no 14º Intereclesial das Cebs). Ou seja, para que esta reflexão continue, é importante formarmos um grupo de discussão permanente, absorvendo desta forma, como nós, enquanto Igreja, podemos contribuir para que nossas cidades sejam muito mais humanas para os filhos e filhas de Deus”, concluiu Padre Andherson Franklin.