Notícias

15.08.2017

Irmã Gildete Alves

Eleita Superiora Geral da Congregação, religiosa do Colégio Cristo Rei deixa mensagem para a Diocese de Cachoeiro


No início deste mês de agosto, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi surpreendida com uma grata notícia. A Irmã Gildete Pereira Alves, da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, foi eleita Superiora Geral. A Congregação, hoje situada em diversos estados do país, foi fundada em Cachoeiro de Itapemirim em 1927 e é quem dirige e mantém o Colégio Jesus Cristo Rei, onde atualmente a Irmã faz parte do corpo responsável.

 

Irmã Gildete é uma mineira simpática, muito atenciosa, natural do município de Jequitinhonha. Breve ela irá assumir sua nova função junto à Congregação, em Belo Horizonte (MG), despedindo-se assim da nossa Diocese. Antes, porém, o Departamento Diocesano de Comunicação teve o privilégio de saber um pouco mais sobre esta serva de Deus.

 

Ainda muito nova, aos seis anos, a religiosa teve de sair de casa e ir morar com a irmã mais velha na cidade de Passos, sul de Minas Gerais. Foi neste momento que a Irmã começou a sentir o chamado de Deus para seguir na vida consagrada.

 

“Na cidade de passos conheci uma senhora, Dona Bernadete, que fazia parte de um grupo de mulheres chamado “Damas da Sociedade”, que tinha um Projeto Social no bairro onde elas ajudavam as famílias carentes, e com as crianças (trabalhavam) a catequese. Tínhamos o contato com a Palavra de Deus e depois recebíamos brinquedos e roupas. Sinto que foi o primeiro chamado de Deus, pois aquele trabalho me marcou profundamente e ficou o desejo em meu coração de que, quando crescesse, queria também ajudar os mais pobres”.

 

Ela cresceu e, junto a ela, o desejo de ajudar os mais necessitados só aumentou.

 

“Com 17 anos voltei para casa dos meus pais em Jequitinhonha e lá conheci as Irmãs de Jesus na Eucaristia. Aquele trabalho das irmãs junto das pessoas carentes, e presença às famílias, novamente foi como que um despertar da vontade e desejo de fazer algo mais. Nesse período eu já estava bem engajada na minha paróquia.  Após a crisma, no ano de 1986, ingressei na Congregação. No período de formação fui amadurecendo minha vocação. Fiz 25 anos de Vida Religiosa Consagrada na Congregação, a serviço do Reino, no dia 22 de julho deste ano. Não tenho dúvida: Deus capacita aqueles, e aquelas, que Ele escolhe e chama. Sinto-me feliz e realizada!”

 

 

Provocação de Deus

 

Irmã Gildete Alves explicou de que forma acontece a escolha de uma Superiora Geral e como esta nova função dentro da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia irá influenciar sua vida daqui para frente.

 

“Esse cargo de Superiora Geral representa compromisso missionário. Desde quando damos o nosso sim somos chamadas e enviadas em missão nas diversas realidades onde a Congregação atua e frente às necessidades que nos interpela. A Superiora Geral tem a missão de ser elo de comunhão e promover a unidade entre as irmãs; animar e coordenar toda Congregação, juntamente com o Conselho e as coordenadoras locais, revigorando o ardor missionário, a Espiritualidade e a Vida Comunitária".

 

"A escolha da Superiora Geral se dá mediante todo um processo de reflexões, estudos e orações por um período de um ano. Esse processo é chamado de ‘Capítulo Geral Ordinário’, que acontece de quatro em quatro anos. Na verdade, é uma grande Assembleia participativa com um número representativo de irmãs onde se escolhe, através de votação, a Superiora Geral. Tudo acontece num clima de muita oração.”

 

Ao ser perguntada como ela encara esta nova etapa de sua vida religiosa, e se foi uma surpresa, a Irmã diz encarar essa nova etapa como uma provocação de Deus. ”Me faz acreditar cada vez mais que sou apenas um instrumento nas mãos Dele e que posso contar com sua presença amorosa. Deus é fiel, portanto, não nos chama para algo que seríamos incapazes de realizar".

 

“Quanto a surpresa, não foi tanta, porque durante o processo Capitular é feita uma prévia (consulta) com toda a Congregação e nessa prévia eu fui a mais votada. Nessa consulta prévia sim, foi uma surpresa, eu não esperava (ser a mais votada)”, confessa Irmã Gildete.

 

Quando questionada se a sua escolha para Superiora Geral foi novamente um chamado de Deus, ela prontamente responde: “Sim, novamente Deus me chama a servir numa entrega generosa e gratuita. É uma missão exigente e desafiadora”.

 

 

"Não tenha medo"

 

Humilde, ela não esquece dos alicerces que a proporcionaram chegar até este momento, e nem do apoio que recebeu ao longo destes 25 anos de Vida Religiosa Consagrada. A todos, Irmã Gildete agradece com muito carinho.

 

“Primeiramente a Deus que tem me sustentado, dando-me a graça da fidelidade e perseverança. A todos que em suas orações tem rezado por mim, inclusive minha família, que continua sendo o esteio da fé. Gratidão a cada irmã de Jesus na Eucaristia – minha família Congregacional, pelo apoio e confiança. E a todo povo cachoeirense que está unido em oração a mim nessa nova missão”.

 

Já em clima de despedida, Irmã Gildete Pereira Alves deixa uma mensagem fraterna para toda a comunidade, um abraço ao nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos e um recado especial às jovens da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

“Deus escolheu a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim para ser o solo fecundo onde Madre Gertrudes de São José fundou a Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia e o Colégio Jesus Cristo Rei, que em outubro completam 90 anos de existência. Motivo de gratidão e grande alegria para nós!

 

 Agradeço a Deus por ter pertencido a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Igreja missionária e comprometida na construção do Reino. Deixo a Diocese agradecida por ter convivido, aprendido e ajudado um pouco, sobretudo na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, e vou com entusiasmo por saber que onde eu estiver posso servir sempre mais e melhor. Na pessoa de nosso Bispo Dom Dario, agradeço e abraço a todos. Rezem sempre por nós Irmãs de Jesus na Eucaristia!

 

 Nesse mês vocacional, deixo também uma palavra de incentivo à jovem que sente o chamado de Jesus para segui-lo na Vida Religiosa Consagrada: não tenha medo. Pois quando Deus chama, Ele dá a graça de responder o SIM com coragem. A vida tem mais sentido quando é doada a serviço do Reino.

 

Queridas Irmãs de Jesus na Eucaristia, a Divina Providência tem sido uma constante em nossa caminhada, alargando as nossas tendas para vivermos o ‘desatai e criai asas acima das coisas dessa terra...’, como escreveu a nossa fundadora Madre Gertrudes. A cada uma de nós cabe vivenciar, com fidelidade e ousadia, tudo que recebemos de herança dessa grande e corajosa mulher”.

 

À Irmã Gildete Pereira Alves, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim agradece a disponibilidade e lhe deseja inúmeras bênçãos de Cristo, nosso Rei, em sua nova caminhada na congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia.

 

 

 

 

 

Mais Notícias