18.08.2017

Pe. Thiago Vargas

No mês dedicado às vocações, Reitor do Seminário Maior conta sobre seu início na Igreja e deixa um recado aos que desejam seguir na vida religiosa

Agosto é o mês da Igreja católica dedicado às vocações. Segundo o Papa Francisco, “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim possui vários exemplos de “terra boa”, onde o chamado de Deus germinou e frutificou. Um destes exemplos é o Padre Thiago da Silva Vargas.

Apesar de jovem, Padre Thiago possui uma bela caminhada em nossa Diocese. São 12 anos de vida sacerdotal, dentre os quais já foi Diretor do Departamento Diocesano de Comunicação e atualmente é Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney.

E foi com o Departamento Diocesano de Comunicação que o Presbítero conversou. Ele falou como é estar diariamente conectado com os novos vocacionados e deixou uma mensagem profunda à juventude da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Departamento Diocesano de Comunicação: Padre Thiago, de que forma aconteceu o seu chamado à vocação sacerdotal?

Pe. Thiago Vargas: O meu chamado para o sacerdócio se deu na experiência comunitária da fé. Desde criança sempre participei da vida de minha comunidade de origem, a Matriz de Senhora Sant’Ana, em Apiacá. Como toda criança e adolescente, passei pela iniciação cristã e ingressei no grupo dos acólitos da Paróquia, onde pude conhecer melhor a vida do Pároco da época, o Padre Guido Franceschina, que realizava um trabalho marcado pelo entusiasmo com a vida da Igreja e zelo pela missão sacerdotal. Com esse sacerdote aprendi muitas coisas, sobretudo a doação por inteiro a Cristo e a Igreja. A partir desse contato fui conhecendo o bispo e outros presbíteros, como também a Diocese de Cachoeiro.

Certo dia, passando por Apiacá o saudoso Padre Ênio Fazolo, recebi por seu intermédio o convite para fazer os encontros vocacionais, naquela época realizados em Alegre sob a assessoria do Pe. Pedro Félix Bassini. Neste processo participei do Estágio Vocacional Interdiocesano na Cidade de Jerônimo Monteiro, no ano de 1996, onde fui convidado para ingressar no Seminário Diocesano Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, começando a formação inicial para o sacerdócio.

DDC: Hoje o senhor é o Reitor do Seminário Maior de nossa Diocese. Como é conviver diariamente com os novos vocacionados?

Pe. Thiago: Viver hoje como Reitor do Seminário é renovar o chamado de Deus e se reinventar a cada dia. Eu pensava que já havia concluído minha formação sacerdotal, pois já tinha passado por 8 anos de formação no Seminário e feito algumas especializações.  Sem contar que viver com jovens é uma grande graça de Deus. Ao mesmo tempo que é uma experiência desafiante, se torna também uma fonte que nos renova.

Hoje vejo com clareza que a formação nunca termina, ela é permanente. Percebo que estar no Seminário é experimentar a misericórdia de Deus para comigo. Pois Ele me dá uma nova oportunidade de continuar minha formação pessoal e servi-lo no trabalho de formar novos irmãos para o ministério sacerdotal.

DDC: Padre, sendo Presbítero há mais de 10 anos e estando presente no dia-a-a-dia destes jovens, que paralelo o senhor faz entre os atuais Presbíteros da Diocese de Cachoeiro e a futura geração de sacerdotes?

Pe. Thiago: Percebo diferenças e semelhanças. Talvez a maior diferença seja em relação ao ambiente cultural, familiar e eclesial de onde nossos jovens se originam. O contexto social e religioso de nossos dias é bem diferente daquele de 20 ou 30 anos atrás. Fala-se de mudança de época e da necessidade de uma constante conversão pastoral.

A maior semelhança está na graça do chamado de Deus. O Senhor continua convidando e respondendo às orações da Igreja, enviando jovens para iniciarem um caminho de discernimento vocacional em vista de possivelmente servirem como presbíteros. Tais jovens, são fruto do seu tempo e não podem ser tratados como melhores ou piores do que em outras épocas, mas precisam ser acolhidos, compreendidos e acompanhados para serem homens de Deus.

DDC: Agosto é o mês dedicado às vocações. Qual mensagem o senhor gostaria de deixar aos nossos jovens? Algum conselho para aqueles que estão em dúvida sobre a vida religiosa?

Pe. Thiago: Como mensagem digo a você jovem, que nos lê através dessas poucas linhas, que não tenha medo de se permitir fazer os questionamentos fundamentais para descobrir a vontade de Deus para a sua vida e assim realizar-se como pessoa humana:

Quem sou? Com quem sou? Para quem sou? Ou seja, rezar e refletir sobre sua identidade (Quem sou?), a intimidade (Com quem sou?) e a generatividade (Para quem sou?).  São questões fundamentais que abrem a perspectiva de um discernimento vocacional. Sair de nós mesmos para ir ao encontro de Deus e do outro.

Nesta jornada vocacional temos um Mestre que é Jesus, que nos chamou para permanecermos com Ele e nos tornarmos seus discípulos e missionários. Deus abençoe a cada jovem que com coragem e generosidade se coloca nesta aventura do seguimento radical de Jesus.

Ao Padre Thiago da Silva Vargas nossos agradecimentos pela disponibilidade, apesar de seus compromissos com o Seminário. Aos nossos jovens, que as palavras do sacerdote sejam luz em direção à Jesus Cristo.