19.09.2023

Formação reflete os 60 anos da Constituição Sacrosanctum Concilium

encontro, na modalidade online, durou aproximadamente 3 horas

O Papa Francisco, há quase um ano, brindou a Igreja com a Carta Apostólica Desiderio Desideravi sobre a formação litúrgica do Povo de Deus. Com ela, o pontífice concedeu-nos uma leitura teológico-espiritual da Constituição litúrgica Sacrosanctum Concilium, cujo aniversário de 60 anos estamos prestes a celebrar no próximo 04 de dezembro. Neste sábado, 16 de setembro, assessorados pelo Padre Thiago da Silva Vargas, lideranças da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, participaram de uma formação compreendendo Desiderio Desideravi como uma retomada do caminho conciliar, os benefícios para a pastoral litúrgica são certamente inúmeros. O encontro, na modalidade online, durou aproximadamente 3 horas.

A Constituição Sacrosanctum Concilium, promulgada durante o Concílio Vaticano II, trouxe transformações significativas na liturgia da Igreja Católica, buscando uma maior participação dos fiéis e uma compreensão mais profunda dos ritos e celebrações religiosas. A formação teve como objetivo refletir sobre essas mudanças e seu impacto na vida da comunidade católica ao longo destas seis décadas.

Segundo o Pe. Thiago, o encontro foi um momento enriquecedor para todos os participantes, incluindo os sacerdotes, religiosos, leigos e demais interessados em liturgia. Segundo ele, “foi uma oportunidade única para aprofundar o entendimento da liturgia, compartilhar experiências e refletir sobre o papel da liturgia na vida da Igreja.”

○ Registros: