19.09.2023

Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica reúne 2,3 mil fiéis

Representantes da Diocese de Cachoeiro participaram do congresso que aconteceu em Vila Velha

Com o tema "Desperta tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e cristo te iluminará" (Efésios 5,14B), o 23º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC) aconteceu neste fim de semana, em Vila Velha. Com mais 2,3 mil pessoas participantes, o evento começou na sexta-feira, 15 de setembro, e terminou neste domingo (17), no Ginásio do Tartarugão.

O congresso é um evento organizado pela RCC estadual e acontece a cada dois anos. A dinâmica do evento é composta por pregações, adoração, orações, missas e louvores. A Coordenadora Estadual da Renovação Carismática, Selma Cantão, afirma que é uma alegria muito grande para uma diocese receber o congresso. "O legado que fica é o da unidade. Tenho certeza de que o Regional Leste 3 ficará cheio da esperança de que dá para vivermos num mundo melhor", pontua Selma.

Caravanas

Selma ressalta ainda que o evento é muito importante para o movimento carismático tanto no âmbito municipal quanto no Estado do Espírito Santo e também no Brasil. Para que tudo aconteça, centenas de pessoas da Coordenação Estadual da RCC e da Arquidiocese de Vitória, que conta com 90 paróquias, trabalharam no evento, que recebeu caravanas das 3 dioceses do Estado (Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus) e da Arquidiocese de Vitória. “O congresso possibilitou, mais uma vez, reanimar esse movimento tão vivo na igreja. Nós o chamamos de a Festa Carismática”, comemora.

Os resultados esperados pela organização são a mudança de vida dos participantes e a harmonia do movimento. “Esperamos a unidade de todas as dioceses do Estado e a paz no nosso país. Que as pessoas saiam do evento amando mais a Deus e espalhando a paz para suas cidades e pessoas com quem convivem”, comenta Cantão.

○ "Não estamos sozinhos"

Representantes da Diocese de Cachoeiro participaram do congresso. O jovem Antônio Moura da Silva, de 19 anos, mora em Bom Jesus do Norte, que fica a 218,1 km de Vila Velha e, viajou sozinho para participar pela primeira vez do evento e diz que está feliz com a união que o congresso traz. "Todas essas pessoas aqui nos mostram que não estamos sozinhos na caminhada. Tem muitas pessoas com o mesmo objetivo", afirma Silva.

Maria Helena Bizio, de 57 anos, viajou 131,2 km para participar do evento pela 15ª vez. "Nesses quarto anos servindo como Coordenadora Diocesana da RCC, esta foi a primeira vez que vivi este encontro como coordenadora da RCC (...) estamos impactados com a graça desse renovo espiritual. Nossa Diocese (Cachoeiro) contou com representantes de todas as paróquias, foi lindo ver essa participação", comenta Maria Helena.

O Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida (OAR), Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Castelo, conduziu o primeiro momento de pregação do encontro e afirma que o evento é um grande momento de revigorar os grupos de oração. Na diocese, a RCC é um importante movimento de leigos que atua de forma participativa e está presente em quase todas as paróquias.

Congressinho

Uma parte do congresso é totalmente exclusiva para a molecada. Dezenas de crianças participaram do “Congressinho” e fizeram várias atividades e brincadeiras, tudo isso voltado à linguagem infantil. Um momento marcante foi quando as crianças oraram pelos adultos participantes do Congresso Estadual da RCC.

Registros: