10.10.2023

Cavalgada em homenagem à Nossa Senhora Aparecida deve reunir 400 cavaleiros, em Muqui

Com início, às 12h00, desta quinta-feira, 12 de outubro, a comitiva irá percorrer várias ruas e concluir o percurso no centro da cidade

A praça central do sítio histórico de Muqui, ao lado da igreja matriz São João Batista, será o palco central para o encerramento da 19ª Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida que, este ano, segundo a coordenação do evento, deverá reunir cerca de 400 participantes. Com início, às 12h00, desta quinta-feira, 12 de outubro, no ginásio do bairro Nossa Senhora Aparecida (Boa Esperança), a comitiva irá percorrer várias ruas e concluir o percurso no centro da cidade, num tempo previsto para duas horas de cortejo.

José Gilmar Bernardes, 64, um dos organizadores, conta que a homenagem à padroeira do Brasil é uma ação conjunta entre os organizadores e a Paróquia São João Batista. "No início, existia uma carreata e, com o tempo, as pessoas começaram a ir de cavalo. Na primeira edição aproximadamente 50 cavaleiros estiveram presentes. Mas esse número foi crescendo. Ainda há muitos veículos na cavalgada mas, a expectativa, é que cerca de 400 pessoas apaixonadas por Nossa Senhora Aparecida e cavalos participem com seus animais", conta.

"Tudo começou da devoção de um grupo de amigos e foi ganhando novos adeptos a cada ano. É uma verdadeira confraternização de amor e fé onde a população muquiense, sai de suas casas para assistir ao desfile e prestar sua reverência a padroeira cuja imagem segue junto com a gente (cavaleiros)", explica.

A cavalgada que conta com participantes de Muqui, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul Atílio Vivacqua e Jerônimo Monteiro, também reúne cavaleiros de outros municípios capixabas, além de aficionados pelo esporte vindos dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

"Nosso único objetivo é homenagear Nossa Senhora Aparecida! É com muita fé e devoção vamos realizar mais essa cavalgada em homenagem a Rainha e Padroeira do Brasil. É um momento de muita fé e estamos ansiosos. Viva a mãe de Deus e nossa!" Exortou Gilmar.