03.06.2015

Fé e Arte: Festa de Corpus Christi.

A Festa de Corpus Christi é Celebrada pela Igreja Católica anualmente, sempre na Quinta-Feira após o primeiro domingo da Santíssima Trindade. Neste ano será realizada no dia 04 de junho.

Seu objetivo é Celebrar a presença real e substancial de Jesus Cristo nas espécies de Pão e Vinho consagrado.

É tradição na Festa de Corpus Christi enfeitar as ruas com tapetes artesanais e realizar a procissão com a Hóstia Consagrada, ou seja, o próprio Jesus consubstanciado na espécie do pão.

Tapete de Corpus Christi em Castelo.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim todas as Paróquias celebrarão a data, em algumas a tradição de ornamentar as ruas com tapetes será mantida.

Veja a seguir a programação nas Paróquias que confeccionarão tapetes.

Paróquia Nossa Senhora da Penha – Castelo

A cidade de Castelo se notabilizou por transformar a Festa de Corpus Christi em uma das maiores Festas religiosas do Estado do Espírito Santo, atraindo milhares de turistas ao Município para prestigiar os tradicionais tapetes confeccionados na cidade. Este ano a Festa completará 52 anos.

Corpus Christi em Castelo.

Festa de Corpus Christi em Castelo.

Os tapetes começam a ser confeccionados na noite desta quarta-feira, 03, ficando expostos até a Procissão da Quinta-Feira, 04, que acontecerá após a Missa das 16h.

O Bispo Diocesano Dom Dario Campos presidirá a Celebração das 12h, na Igreja Matriz.

Veja a programação completa clicando aqui.

Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia – Paraíso / Cachoeiro de Itapemirim.

A Paróquia do Paraíso Celebra nesta Quinta-Feira o seu Padroeiro. As festividades tiveram início no dia 31 de maio.

Os tapetes começam a ser confeccionados na noite de hoje, às 19h30, após a bênção destinada aos colaboradores que ajudarão na confecção.

Paróquia dos Sagrados Corações – Nova Brasília / Cachoeiro de Itapemirim

Outra tradicional confecção de tapetes acontece na Linha Vermelha, em Cachoeiro de Itapemirim, realizada pela Paróquia dos Sagrados Corações, que completará em 2015 15 anos de realização.

A confecção dos tapetes terá início às 19h desta quarta-feira.

Paróquia Nossa Senhora da Penha – BNH / Cachoeiro de Itapemirim

Não menos tradicional confecção de tapetes de Corpus Christi acontece na Paróquia Nossa Senhora da Penha, no BNH.

A confecção terá início às 20h de hoje.

Os tapetes seguem expostos durante toda a Quinta-Feira, até a Celebração Eucarística presidida pelo bispo emérito Dom Diogo Reesink, às 17h.

Paróquia São Filipe – Aeroporto / Cachoeiro de Itapemirim

Início da confecção dos tapetes na quarta-feira, a partir de 21h, no bairro Aeroporto e no mesmo horário na Comunidade Santa Luzia (Córrego dos Monos).

As Celebrações Eucarísticas acontecerão nos seguintes horários:

15h: Comunidade Santa Luzia (Córrego dos Monos).
18h: Comunidade São Sebastião (Aeroporto).

Paróquia Nossa Senhora das Graças – IBC / Cachoeiro de Itapemirim

Início da confecção na quarta-feira, às 19h30, com a benção.

Missa de Corpus Christi às 16h.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaóca / Distrito de Cachoeiro de Itapemirim

Início da confecção dos tapetes na Quarta-Feira, a partir das 22h.

Quinta-Feira
Celebração Eucarística às 16h.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição do Castelo

Confecção dos tapetes durante a noite de quarta-feira.

Quinta-Feira
Missa às 16h na quadra da escola Aldy Soares Merçon Vargas.

Paróquia Santo Antônio de Pádua - Atílio Vivácqua

Início da Confecções dos tapetes : 18h de quarta-feira.

Quinta-Feira
Celebração Eucarística às 9h30.

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens – Iúna

Acontecerá um momento de espiritualidade a partir das 19h30 na Igreja Matriz, na quarta-feira, seguindo os trabalhos da confecção dos tapetes por toda a noite.

Quinta-Feira
Missa às 09h30 e às 16h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.

Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes

Horário para ornamentação dos tapetes de Corpus Christi será a partir das 18h da Quarta-Feira.

Santa Missa às 17h.

Área Pastoral de Conceição do Muqui (Pertencente a Paróquia São José – Mimoso do Sul).

Início da confecção dos tapetes a partir das 6h da manhã de Quinta-Feira, com a Celebração Eucarística às 14h.

Vale destacar que todas as Paróquias realizarão a Celebração de Corpus Christi e Procissão com o Santíssimo Sacramento. Portanto, para saber mais sobre as Celebrações de Corpus Christi nas Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim consulte a secretaria paroquial de sua Paróquia.