Notícias

17.06.2015

NO VATICANO.



Na última quarta-feira, 17, o Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu os membros do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e junto aos Frades da Província de Santa Cruz, em uma Audiência Geral no Vaticano.

A audiência teve como objetivo pedir ao Papa apoio, incentivo e visibilidade para a causa da Hanseníase, e convidá-lo para visitar, em sua próxima vinda ao Brasil, uma antiga colônia onde os pacientes com hanseníase eram isolados da sociedade.

Durante a audiência o Papa Francisco fez o encontro com Valdenora da Cruz, atingida pela hanseníase e que por isso caminha com dificuldade devido as seqüelas da doença. Neste momento, o Papa repete o gesto de São Francisco de Assis, ao atualizar a acolhida da hanseniana Valdenora pelo beijo, gesto desprovido de quaisquer forma de preconceito Foi entregue ao Papa um dossiê sobre a hanseníase na América Latina com ênfase no caso brasileiro.

A audiência foi pedida pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan) em parceria com o Serviço de Justiça e Paz (JPIC), que tem a hanseníase como um de seus focos de atuação.

Participaram da audiência Dom Diogo Reesink, Tiago Flores (Betim), frei Adelmo Francisco, frei Alexsandro Rufino, Frei Fábio L’Amour e Frei Joe Rosansky, do Escritório de Justiça e Paz da OFM.

Na audiência, assim exortou o Papa:

Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os membros do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e do Instituto Dom Helder Câmara: sejam bem-vindos! Faço votos de que nos seus corações reine a certeza de que o amor misericordioso do Pai celeste não esquece ninguém e se revela especialmente próximo daqueles que são deixados para trás pela cultura do descarte. Que Deus abençoe a cada um de vocês e quantos lhes são queridos.












Fonte e fotos: ofm.org.br

 

 

Mais Notícias