25.06.2015

Pastoral da Saúde realizou formação em Itaipava.

No dia 21 de junho de 2015 aconteceu o encontro de formação da Pastoral da Saúde da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Itaipava - ES.

O encontro teve iniciou com a Santa Missa e participação de toda comunidade local. Durante a celebração o Pe. Américo, coordenador diocesano da Pastoral da Saúde, apresentou os voluntários da Pastoral à comunidade, dando ênfase ao importante ministério que exercem na Igreja. Os mesmos foram saudados com uma calorosa salva de palmas pelo belíssimo e silencioso trabalho desenvolvido na Paróquia.

Durante a palestra o Pároco local, Pe. Anderson Franklin Lustosa de Souza, fez uma bela acolhida aos participantes e agradeceu a presença do Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde, pela dedicação, esforço e disponibilidade, prestada a Pastoral da Saúde e por mais uma vez capacitar os voluntários da pastoral de sua paróquia.

A platéia contou com aproximadamente 55 pessoas, o que mostra que a cada ano cresce o número de pessoas interessadas em dedicar um pouco de seu tempo a serviço dos mais necessitados, e, com isso, a pastoral tem crescido e desenvolvido um excelente trabalho na região.

Devido o número de novos membros, Pe. Américo fez questão de ministrar a palestra desenvolvendo os conceitos básicos da pastoral da saúde no mundo atual; como devemos nos preparar para enfrentar os desafios do mundo da saúde e ajudar a minimizar a dor dos que sofrem. O mesmo fez questão de fazer um breve link desses conceitos e missão da pastoral da saúde com a nova Encíclica do Papa Francisco. “...« Laudato si’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor », cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: « Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras ». Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que « geme e sofre as dores do parto » (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos...” (Cantico delle creature: Fonti Francescane, 263.)

Pe. Américo concluiu o encontro agradecendo a presença de todos e pedindo a benção de São Camilo de Léllis e Nossa Senhora da Saúde. Logo em seguida foi oferecido um delicioso almoço.

Pe. Américo em sua Fala.

Formação reuniu 55 participantes.

Almoço encerra o dia de formação.

Fonte: Coordenação Diocesana da Pastoral da Saúde