07.08.2015

PLANO DE PASTORAL Diocesano.

Após a realização da Assembleia Diocesana do ano passado (2014), a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim definiu o seu Plano Diocesano de Pastoral, que guiará os passos da Diocese no período 2015 / 2019.

“Nossa Diocese, através deste rico processo para a Assembleia Diocesana, se utilizando do Processo de Planejamento Participativo, procurou trilhar um caminho de amplo envolvimento de todos os atores de nossa ação evangelizadora. Este caminho exigiu de todos nós. O Espírito Santo foi o vento que nos impulsionou. A graça de Deus juntamente com nosso esforço proporcionaram a semente. Aí está nosso Plano Diocesano de Pastoral. Ele será nossa referência e nossa meta durante o período de 2015 a 2019. Para que os frutos aconteçam, a partir das luzes deste plano, precisamos nos empenhar ainda mais para o exercício de uma pastoral de comunhão e participação que favoreça a animação e o crescimento de nossas comunidades, tendo como modelo as primeiras comunidades cristãs (cf At 2,42)”, (trecho da apresentação de Dom Dario Campos, página 7).

Seguindo a temática que norteou toda a Assembleia Diocesana; “A Comunidade dos Discípulos Missionários: Eles se mostravam assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações” (At 2, 42), o Plano de Pastoral traz, em suas 100 páginas, o objetivo geral da Assembleia Diocesana, fundamentação bíblica teológica sobre o tema da Assembleia Diocesana e as imagens que iluminaram todo o processo realizado ao longo de 2014. O Plano de Pastoral também apresenta as proposições da Assembleia Diocesana e, guiados por elas, todo o planejamento pastoral da Diocese, em suas Equipes e Comissões Diocesanas.

“A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, com o presente Plano Diocesano de Pastoral, quer colocar em prática na sua Ação Evangelizadora as proposições e estratégias apresentadas na 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral (...) O presente Plano traz novamente  as proposições e estratégias assumidas na Assembleia e, como novidade, apresenta os projetos Pastorais das Equipes e Comissões Diocesanas de Serviços. Estes projetos deverão ser colocados em prática durante o período de 2015 – 2019. A cada ano se farão as avaliações para verificarmos os passos dados e os rumos a serem corrigidos. O conjunto dos projetos é uma resposta concreta às aspirações de nossas comunidades que surgiram durante todo o processo”, (trecho da introdução feita pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Gelson de Souza, página 8).

No dia 29 de junho, Festa de São Pedro, o Plano Diocesano de Pastoral (2015 / 2019) foi entregue de forma oficial às “mãos” de toda a Diocese, durante a Missa na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim.

Veja e baixe o Plano Diocesano de Pastoral, na íntegra, clicando aqui.

Para relembrar todos os passos da Assembleia Diocesana de 2014, clique aqui.