10.08.2015

Novos Presbíteros.

Alegria, este foi o sentimento pairando sobre a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no último sábado, 08, em razão da Ordenação Presbiteral de Carlos Renato Carriço Gomes e Tiago Malanquini, os dois mais novos presbíteros da Diocese.

A Celebração Eucarística que entregou os novos sacerdotes à Diocese foi realizada na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, presidida pelo bispo Diocesano Dom Dario Campos, concelebrada pelos presbíteros da Diocese de Cachoeiro e com a presença dos Diáconos permanentes, além é claro de religiosos (as), seminaristas, familiares, amigos e o povo em geral.

Os novos presbíteros já Celebraram suas primeiras missas no último domingo, 09. Pe. Carlos Renato presidiu a Missa na Comunidade São Sebastião, Aquidaban – Cachoeiro de Itapemirim, e na Comunidade São Miguel Arcanjo, em Guaçuí. Já o Pe. Tiago Malanquini presidiu a Missa na Comunidade São Sebastião, em Soturno, e no Ginásio de Esportes Nello Volla Borelli, no Bairro Nova Brasília, em Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo o comunicado do bispo diocesano Dom Dario Campos, publicado no dia 04 de agosto, Pe. Renato Carriço seguirá para a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Guaçuí, e o Pe. Tiago Malanquini segue para a Paróquia São José, em Mimoso do Sul, ambos na função de Vigário Paroquial.

Veja a seguir a partilha do Pe. Renato Carriço Gomes sobre a ordenação presbiteral, após tantos anos de estudo.

“O caminho vocacional é um caminho de reconciliação com Deus, consigo mesmo, com o mundo e com o outro. Caminho de partilha de vida, de experiências, de sonhos, de alegrias, de tristezas. Caminho de diálogo entre Deus que nos ama e nos chama e o ser humano amado e chamado. Caminho de amor pela Igreja e por sua missão. Caminho de encantamento pelo ser humano. Caminho de desafios que nunca terminarão.

O processo formativo no Seminário é um tempo de amadurecimento, de crescer na consciência de ser chamado ao seguimento de Jesus Cristo e vivenciá-lo sendo padre.

Ser padre é um tornar-se a cada dia. Provados no amor, na paciência, na esperança, na fé e no serviço. Ser padre na Igreja, com a Igreja e para a Igreja.

Celebrando este momento da ordenação presbiteral com o coração muito grato a Deus, a Igreja e aos outros, rezo a Deus esta Oração:

Senhor Jesus, sei que sou como uma árvore que o Senhor decidiu plantá-la neste tempo da história do mundo. Queres que eu me enraíze cada vez mais em Ti pois foi Tu que semeaste a vida em mim. Queres que eu dê fruto e para isso preciso edificar-me em Ti e colocar o coração no céu e os pés na terra.

Confiaste-me a missão na Igreja de ser presbítero e sei que devo não me cansar de semear. É a árvore que produz novas sementes e delas novas árvores. Me chamaste a uma missão privilegiada, mas de muita responsabilidade. Por isso, peço-lhe que me ajude a permanecer em Ti e que a seiva do teu amor nunca me falte. Que as pessoas que me confiar sejam o adubo que me ajude a cultivar a fé, esperança e a caridade. Que as dificuldades sejam os ventos que me balançam, mas que me fazem fincar as raízes no chão. Que as alegrias sejam como a chuva que molha a terra e enche de vida tudo o que está ao redor. Que as tristezas me ajudem a perseverar na fé como a árvore é provada na seca.

Ajude-me a não me fechar em mim, no meu mundo, mas a abrir-me à beleza da comunhão como as árvores que participam de uma floresta. Permiti que os frutos que produza em mim possa alimentar a muitos e que sua presença em mim possa proporcionar sombras de descanso para quem me encontrar.

Que esta experiência em mim aponte para Ti, para sua grandeza e sua misericórdia para com os que o chama pelo nome e os trata como teus filhos. Ficai comigo Senhor! ” (Padre Carlos Renato Carriço Gomes).

Em breve mais fotos da Ordenação Presbiteral de Pe. Carlos Renato Carriço Gomes e Pe. Tiago Malanquini.

Fotos de Patrícia Mattos da Silva.