10.08.2015

Conselho Pastoral Diocesano.

O Conselho Pastoral Diocesano (CPD), esteve reunido no último sábado (08) no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, para a segunda reunião do ano.

Abrindo os trabalhos o Bispo Diocesano Dom Dario Campos falou sobre o mês de agosto, dedicado as vocações, lembrando que todos os católicos devem ser incluídos neste meio, pois todos são batizados e chamados a levar o Evangelho, ser missionários, dar testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo.

“Quando temos Fé trabalhamos pela unidade, pela multiplicação, pela partilha e não pela divisão, que é o grande objetivo do demônio”, destacou dom Dario.

O bispo diocesano também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pelos trabalhos que já foram realizados neste primeiro semestre na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; Festa de São Pedro, Reunião das CEB´s, Apostolado da Oração, entre outros.

Em sua fala Dom Dario também recordou o Pe. Pedro Fossi, que faleceu no dia 27 de julho após anos dedicados à missão sacerdotal em nossa Diocese.

Sobre as transferências anunciadas recentemente, o bispo diocesano destacou como é bonito perceber que, após um primeiro momento de susto, todos os presbíteros que mudarão de local se colocaram dispostos a atender ao chamado de Deus aonde for necessário, com alegria.

Dom Dario também aproveitou a oportunidade para falar sobre a Semana Nacional da Família, que teve início no domingo, 09, e segue até o dia 15.

“Estamos nos preparando para o Sínodo da Família, em comunhão com toda a Igreja, que acontecerá em outubro. No domingo (09) vamos começar a Semana Nacional da Família e como é difícil, em nossos tempos, falar da Família, dos desafios que as famílias são chamadas a enfrentar, a viver, que exigem maior compromisso da parte de toda a comunidade. Como é difícil levar a mensagem no âmbito familiar... Mas é nesta realidade que estamos inseridos é que somos chamados a anunciar a boa nova de Jesus, não no tempo passado ou no futuro, mas agora”, finalizou dom Dario Campos.

Plano Diocesano de Pastoral (2015 - 2019)

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Gelson de Souza, aproveitou a oportunidade, em sua fala, para agradecer a todos pelo trabalho realizado ao longo de 2014 na Assembleia Diocesana e consequentemente para a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, que vigorará até o ano de 2019, pedindo também que todas as equipes e coordenadores diocesanos se empenhem na aplicação dos projetos elaborados no Plano de Pastoral para que o espírito da Assembleia Diocesana, “A Comunidade dos Discípulos Missionários”, chegue até às comunidades, paroquias e famílias.

O plano Diocesano de Pastoral pode ser lido ou baixado na íntegra clicando aqui.

Encontrão Diocesano de Círculos Bíblicos

Seguindo o CPD, Pe. João Batista Maroni apresentou a Equipe de Círculos Bíblicos, que falou sobre a realização do Encontrão Diocesano de Círculos Bíblicos, que acontecerá no dia 13 de setembro, em Cachoeiro de Itapemirim.

“Atendendo às demandas da Assembleia Diocesana o objetivo do Encontrão é reanimar nossos Círculos Bíblicos e lançar o estudo sobre a força da Palavra de Deus. O Tema e o Lema do Encontrão: ‘A força da Palavra de Deus’ e ‘Eu Creio’, respectivamente, são inspirados no Papa Paulo VI e versa sobre o que estamos fazendo com a força e a potência da Palavra de Deus”, destacou a Equipe.

Ano da Paz e Laudato Si.

Pe. Giovanni Geraldo Quites, Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais, frisou sobre o Ano da Paz, lembrando que no dia 04 de outubro deve ser realizado nas Paróquias o encerramento do Ano da Paz, promovendo caminhadas com o povo, ações com a juventude, entre outras atividades.

A Encíclica “Laudato Sí”, publicada pelo Papa Francisco este ano, que versa sobre o cuidado da casa comum, também foi lembrada no CPD de sábado.

Sobre o tema, Dom Dario Campos destacou que devem ser promovidos seminários, Celebrações, debates, etc, nas Paróquias e Comunidades, a partir da Encíclica e que para isso todos devem conhece-la, estudando-a.

Para ler a Encíclica na íntegra clique aqui.

A reunião contou ainda com a fala dos Coordenadores de cada Pastoral ali representadas e foi encerrada às 12h30 com o almoço.

A próxima reunião do CPD será realizada no dia 31 de outubro.

Esquerda para a direita: Pe. Gelson de Souza, Dom Dario Campos e Pe. Antônio Tatagiba Vimercat.

Seminaristas do Seminário Bom Pastor participaram da Oração inicial.

Pe. João Batista Maroni, primeiro da esquerda para direita, apresenta a sua Equipe de Círculos Bíblicos.

Reunião aconteceu no Seminário Bom Pastor.