12.08.2015

Fundo Nacional de Solidariedade.

Está aberto o edital para acesso ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2015, resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil e têm por objetivo fomentar a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento.

Composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos, o FNS assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. Os outros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).

A animação e gestão dos recursos do FNS, que esteve a cargo da Cáritas Brasileira entre 1999 e 2014, agora foi assumida pela CNBB, promotora da Campanha da Fraternidade e da Coleta da Solidariedade.

Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos, são de responsabilidade do departamento Social da CNBB, conjuntamente com o Conselho Gestor do FNS-CNBB.

Para envio de projetos a Instituição deve estar em conformidade com o Edital do Fundo Nacional de Solidariedade 2015. Confira:
Edital Fundo Nacional de Solidariedade 2015

O cadastro do projeto será realizado por meio do sistema acessado em:
fns.cnbb.org.br.

Para enviar projeto, acesse:
fns.cnbb.org.br/fundo/informativo/index

Após o envio, os projetos serão analisados pelo Conselho Gestor do FNS- CNBB. A Instituição poderá acompanhar os status do trâmite do projeto no sistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira – com informações da CNBB