23.04.2024

Encontro Identidade PJoteira forma jovens ao trabalho junto a Pastoral de Juventude.

O encontro reuniu representantes das paróquias que compõem a Área Pastoral 1 (Regional I)

A Pastoral da Juventude (PJ) promoveu no último final de semana, o encontro de Identidade PJoteira. A reunião que começou no sábado, 20, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Piúma. Segundo a PJ “os dias foram marcados de muita formação e pela apresentação das Pastoral da Juventude aos jovens da Área Pastoral 1 (Regional I).

Durante o encontro, foram montadas estações que explicaram os eixos que constroem o trabalho da Pastoral, também foi rezado e meditado o Ofício Divino da Juventude. Na ocasião, os participantes também vivenciaram um momento de Taizé, onde os jovens se encantaram com a forma orante proposto pela PJ.

No domingo, 21, aconteceu a formação sobre a espiritualidade da PJ. Foram detalhados os pontos que a compõem a Pastoral e montadas oficinas que ensinaram como iniciar um Grupo Jovem nas comunidade e a utilizar as redes sociais para comunicar a identidade dos grupos. Os presentes também foram orientados sobre a ação social da PJ, neste caso, focados nas possibilidades de inserção da juventude na política através do Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE.

Tathiane Diir, Coordenadora da PJ na Área Pastoral 1 (Regional I) conta que saiu da formação esperançosa: “Acredito que a partir dessa formação novos olhos se abriram para a pastoral da juventude, novos grupos serão formados. Vem aí uma nova juventude cheia de garra que acredita num futuro melhor para as nossas CEBs”.

Integrantes da PJ Diocesana avaliaram esta, como uma formação diferente das outras, já que “os jovens que ali estavam se mostraram mais abertos e sedentos de conhecimento, de fato entenderam a proposta da PJ e aceitaram assumir este serviço e tarefa.

Paroquiana de Piúma, a jovem Ana Paula participou do encontro e, segundo ela, sentiu-se conquistada pela pastoral: “A formação foi muito importante pra mim, é impossível amar aquilo que você não conhece ou mesmo gostar do que não conhece e o próprio conhecimento traz novos caminhos e novo discernimento. E agora posso afirmar com toda certeza que estou completamente apaixonada pela PJ pelo que ela representa e defende, e principalmente estou animada e reavivada para colocar tudo em prática na minha comunidade.”

Outra participante da formação foi a Danila. A jovem apontou que “com formação encontrei o lugar que tanto procurava para dar continuidade ao serviço enquanto jovem católica! A pastoral da juventude me mostrou um caminho sólido e lindo para chegar até Jesus com a minha essência e serviço, me deu esperança para um mundo onde os jovens tem seu protagonismo e voz na igreja e na sociedade.
Me senti impulsionada a fazer mais pela juventude, para saibam que têm voz, vez e lugar”

Jéssica, Coordenadora Paroquial da Pastoral de Juventude de Piúma, vê com esperança o futuro da pastoral na paróquia, que antes tinha este serviço forte e estruturado: “Essa formação vem mostrar para jovem de nossa paróquia, os jovens que serão referência em suas comunidades, o que é a pastoral como ela trabalha e mostrar que essa ela está aberta a todos, e que tem um lugar para o jovem, independente de sua realidade, na igreja, a pastoral está na igreja mas não está aquém da sociedade, ela está aqui para fazer um mundo melhor para o jovem católico e todos os jovens que precisam de atenção e cuidado.”

Estiveram presentes jovens de Piúma, Iconha, Marataízes, Itapemirim e Rio Novo do Sul que, segundo a PJ, saem da formação ansiosos para aplicarem tudo que aprenderam em suas comunidades e paróquias: “Neste final de semana, encontrei exatamente isso: alegria, esperança e, incrivelmente, muita responsabilidade. O mundo, não apenas a igreja, precisa de nós, jovens sonhadores, que aspiram a um futuro melhor para todos.

Que este encontro de formação dê frutos e se propague pelas paróquias do regional 1 de nossa diocese, e que todos os jovens que ainda não encontraram na igreja possam conhecê-la e, se desejarem, se unam a nós como ‘pejoteitos’.” destaca Tobias, da paróquia de Iconha.

Ao final do encontro os jovens selaram seu compromisso aderindo ao anel de tucum que significa a opção pelas minorias e o árduo trabalho que a construção da civilização do amor traz consigo.

Novos rumos podem ser tomados com conhecimento, formação, amor e disponibilidade. A juventude do regional 1 parece ter entendido isto muito bem e agora buscam juntos trabalhar para que essas sementes brotem e deem muito fruto.