27.10.2015

LITURGIA.

Entre os dias 19 e 23 de outubro foi realizada a 29ª Semana Nacional de Liturgia, em São Paulo – SP, reunindo mais de 270 pessoas de todo o Brasil, entre agentes de pastoral, coordenadores, professores de liturgia e sacramentos, além de bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas.

O Estado do Espírito Santo esteve representado por 18 participantes, sendo 10 da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Com o tema “a liturgia na catequese de iniciação de crianças e adolescentes” o evento focou na relação entre liturgia e catequese, em três eixos importantes: a mistagogia no encontro catequético, as celebrações na catequese e a participação gradativa na liturgia da comunidade.

Para Sueli Moreira Volpini, membro da Equipe do Celebrando e uma das representantes da diocese de Cachoeiro no encontro, alguns temas tiveram bastante foco, entre eles a formação dos catequistas na área litúrgica, a integração das duas pastorais e os métodos de fazer a criança e adolescente vivenciarem a experiência com o mistério celebrado dia a dia, evitando formas decoradas no ensino para assim despertar o desejo de ir ao encontro da catequese, da Igreja, juntamente com a família.

Durante os dias de Encontro foram realizadas breves exposições, interação entre os participantes no plenário e nos grupos, além da riqueza da troca de experiências entre participantes de diversas regiões do Brasil, proporcionando assim uma valiosa experiência de Celebração Litúrgica, como destacado pelos organizadores da Semana Nacional de Liturgia.

Agradecimentos a Sueli Moreira Volpini pelo envio das fotos e informações.
Com informações também do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard.