03.06.2016

CNBB lança documento para Cristãos Leigos

Foi aprovado pelo episcopado brasileiro, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, o Documento nº 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Assembleia ocorreu no mês de abril, em Aparecida (SP).

Dom Leonardo Steiner, Bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, disse que o documento “retoma e aprofunda a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade".  Segundo Dom Leonardo, o texto 105 também é uma forma de agradecer aos cristãos leigos pela ajuda que prestam à Igreja e a forma como se doam à evangelização.

"Mulheres e homens que constroem o Reino da verdade e da graça, do amor e da paz; que assumem serviços e ministérios que tornam a Igreja consoladora, samaritana, profética, serviçal, maternal", acrescenta.

Este novo documento da CNBB descreve o cristão leigo como sujeito eclesial, "aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores", acrescentou o Bispo. Para Dom Leonardo , há uma participação "extraordinária" dos leigos na Igreja.

Ver, Julgar e Agir

O novo Documento da CNBB segue a metodologia “Ver, Julgar e Agir”, dividindo-se em três capítulos. O primeiro deles mostra o marco histórico-eclesial da jornada de vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo capítulo fala do entendimento da identidade e dignidade laical como sujeito eclesial, identificando a atuação destes leigos. O último capítulo apresenta a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação laica, abordando ainda os lugares específicos de atuação dos leigos.

"Ser sujeito eclesial significa ser maduro na fé, testemunhar o amor à Igreja, servir os irmãos e irmãos, permanecer no seguimento de Jesus, na escuta obediente à inspiração do Espírito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia, para dar testemunho de Cristo"

“Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” está disponível nas Edições CNBB e já pode ser adquirido no site: www.edicoescnbb.com.br ou através do telefone (61) 2193.3019.

Fonte: CNBB - Regional Leste 2