06.06.2016

Encontro de CEBs 2016 - Regional II

O aguardado encontro de Conselhos Eclesiais de Base (CEB’s), das paróquias do Regional II, aconteceu neste domingo, dia 5, e foi um momento de muita oração, troca de experiências e reflexão. Do início até o fim, as pessoas presentes cantaram, se divertiram e se emocionaram com às palestras ministradas e a missa de encerramento.

Logo na entrada do Ginásio Nello Vola Borelli, às pessoas eram recepcionadas com muita euforia, com cânticos de boas-vindas, aplausos e abraços. No interior do ginásio, enquanto se acomodavam, a banda acolhia a todos, com muito fôlego e alegria.

Recepção do encontro às 8h da manhã.

Povo de Deus

Na primeira palestra do dia, o Pe. Joselito Nogueira falou sobre a Identidade das CEB’s na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Seguindo este tema, ele discursou sobre as mudanças que ocorreram na Igreja Católica, principalmente nos últimos 300 anos. Em certa altura, o Padre nos fez refletir sobre as desigualdades que ocorrem em nosso entorno, dizendo que “há uma igualdade entre todos nós. Somos todos Iguais”.

Falando com muita paixão, posteriormente ele fez uma indagação aos presentes, onde, logo em seguida, nos deu a resposta para a pergunta que ele próprio havia feito.

“Sabe qual a nossa melhor definição? Somos todos Povo de Deus”

Padre Joselito deixou claro na mente dos presentes que o CEB’s é uma forma concreta de combatermos às desigualdades presentes no mundo de hoje, ressaltando que o método Ver, Julgar e Agir nos coloca em contato direto com a sociedade.

Pe. Joselito Ramalho Nogueira

Missão das CEB’s

Pe. Gelson de Souza foi o segundo palestrante do dia, com o tema A missão  das CEB’s na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Pe. Gelson fez uma reflexão mental muito importante com todos os fiéis, ressaltando que “fazer parte da CEB’s também exige sacrifícios”.

Pe. Gelson de Souza

Outro ponto importante foi quando Pe. Gelson diz que “a CEB’s não pode se distanciar do compromisso Social”. Com isso o Padre quis fazer um alerta a toda a sociedade, mostrando-nos que temos de ser unidos enquanto comunidade.  Citando a política como exemplo, mas sem fazer apologia a quaisquer partidos, ele explana que devemos pensar no coletivo e não apenas em nós mesmos.

“Comunidade que não tem vínculos afetivos, não é comunidade”, completou Pe. Gelson.

Compaixão

Pe. Andherson Franklin L. de Souza

Após o almoço, foi a vez do Pe. Andherson Franklin finalizar o ciclo de palestras. As colunas das Comunidade dos discípulos missionários foi o tema utilizado por ele. Utilizando uma dinâmica, que interagia diretamente com o público, enquanto falava das Colunas das Comunidades uma faixa se abria em meio à multidão, com o nome respectivo da coluna mencionada. As colunas, inclusive, são quatro, sendo elas: Oração, Eucaristia, Comunhão Fraterna e Palavra de Deus. Para demonstrar a importância da união destas quatro colunas, Pe. Andherson deu o exemplo da cadeira – “Se eu tirar uma perna desta cadeira, ela vai se manter de pé com as outras três que restarem”? O público respondeu que não e ele brincou – “alguém gostaria de subir em cima para testar”?

Pe. Andherson falou, de forma muito singela, também sobre a compaixão. “Compaixão não é ter pena, a pena é um sentimento mesquinho e que infelizmente predomina em nossa sociedade. Compaixão é sofrer com o outro, é sentir a dor do irmão”. Em seguida ele deu um depoimento, contando sobre quando sua irmã o ligou devido ao seu sobrinho ter passado o dia todo chorando.  Então, de forma emocionante, ele descreveu o que sua irmã havia lhe dito:

“Ela me ligou, eu estava na Itália e ela sozinha em casa com meu sobrinho, preocupada, me pediu para fazer uma oração, porque ele chorou o dia inteiro sem parar. Então, chorando, ela me falou desta maneira – eu daria a minha vida para que ele parasse de chorar”. “Isto é compaixão”, completou.

“Nós devemos abandonar a multidão, nos destacarmos dela e sermos discípulos de Cristo”, finalizou Pe. Andherson.

A Missa

Encerrando o belíssimo encontro de CEB’s, Dom Dario Campos prestigiou a todos, presidindo a Santa Missa, que se iniciou às 15h30. Durante a homilia, Dom Dario reforçou sobre a compaixão, dizendo que “compaixão é um sentimento nobre, um sentimento Divino. Quem tem Deus, tem compaixão”.

Missa de encerramento do CEB's presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos.

Em uma reflexão final, o nosso Bispo Diocesano relembrou a importância de fazermos parte dos Conselhos Eclesiais de Base.

“CEB”s não é algo paralelo, fora da Igreja, mas significa pertencer à Igreja. Participar do CEB’s é ter compaixão”, disse Dom Dario.

O Encontro de CEB's ocorreu no Ginásio Nelo Vola Borelli, das 08h às 17h.

Confira várias fotos do encontro em nossa galeria de imagens, ou clicando aqui.