29.09.2016

CONADIZ e CONAGE

Padre José Carlos e contadora Carmem Lúcia participam de congressos nacionais

Presbítero e contadora da Diocese participam de congressos

Entre os dias 19 e 23 de setembro, dois grandes eventos aconteceram no Santuário Nacional de Aparecida. O CONADIZ (Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha) aconteceu em simultâneo com o CONAGE, o Congresso Nacional de gestão Eclesial, realizados no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho.  E o Padre José Carlos Ferreira, coordenador da Equipe Diocesana do Dízimo esteve presente, juntamente com a contadora da nossa Diocese, Carmem Lúcia Soares.

CONADIZ

O CONADIZ é um evento voltado para a capacitação técnica dos agentes dessa Pastoral. O encontro nacional busca ser um momento formativo e também celebrativo.

Além de promover uma rica troca de experiências entre as pastorais diocesanas e paroquianas, o método pretende ainda desenvolver e aprimorar questões relacionadas aos aspectos administrativos e financeiros com base na gestão eclesial contábil e financeira dos recursos captados, assim como sua aplicação em benefício da comunidade.

CONAGE

Seguindo esta premissa, o congresso da Pastoral do Dízimo acontece paralelamente ao CONAGE. Surgido em 2004, com o objetivo de capacitar os envolvidos na Administração Eclesial, o CONAGE é focando em questões relacionadas ao gerenciamento das arquidioceses, paróquias, congregações e demais casas religiosas, bem como despertar nos envolvidos, com essa desafiadora temática, o comprometimento com os bens materiais da Igreja e a importância da capacitação continuada das pessoas que os administra. No início abrangia apenas encontros em forma de Seminário de Administração Eclesial. A partir do ano de 2006, para ampliar as demandas e conferir uma formação mais concentrada, optou-se pelo Congresso Nacional de Gestão Eclesial.

O objetivo principal é oferecer às dioceses, paróquias, congregações e demais comunidades cursos e palestras sobre gestão eclesial e prática pastoral. Entre os temas abordados destacamos a administração, contabilidade, recursos humanos, direito civil e canônico, patrimônio, comunicação, marketing, captação de recursos, dízimo, formação pastoral para clero e agentes, planejamento, projetos, liderança, atendimento ao público, dentre outros temas que, preferencialmente, estarão em sintonia com a necessidade da diocese, paróquia ou congregação.