03.10.2016

Mês Missionário

Departamento de Comunicação entrevista Padre Helder Salvador

Leia a entrevista com o Padre Helder Salvador

Outubro é o mês missionário da Igreja Católica. Atualmente, padre Helder Salvador, presbítero de nossa Diocese, Diácono Júlio de Sá e sua esposa Valma Aquino de Sá estão em missão na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, localizada no estado do Pará.

Durante o final de semana, o Departamento Diocesano de Comunicação conseguiu entrar em contato com o Padre Helder, aproveitando este mês missionário para saber como tem sido os primeiros 30 dias do sacerdote em nossa Igreja-Irmã.

_______________________________

DDC: Bom dia Pe. Hélder. Como o senhor está?

PH: Bom dia. Estou bem, tanto eu, quanto Diácono Júlio e a Valma. Estamos sendo muito bem acolhidos.

DDC: Padre, como está sendo a adaptação na nova Diocese?

PH: Estamos conhecendo a realidade. Podendo sonhar com o Evangelho chegando aos corações das pessoas. Tem sido uma experiência diferente, mas gratificante conviver com o Diácono Júlio e a sua esposa Valma.

DDC: Sabemos das dificuldades que o Norte do nosso país enfrenta no sentindo da Evangelização. São áreas geográficas muito extensas, com pequenas comunidades ali inseridas. Mesmo já sabendo disso, ninguém melhor que o senhor, que está vivenciando estas dificuldades no dia-a-dia para nos contar melhor esta situação.

PH: Nós Visitamos as 28 comunidades, (existem) muitas comunidades pequeninas, outras maiores, (mas) todas deixam no meu coração um desejo de evangelizar. Tem muitos desafios aqui em Piçarra, mas tem muita coisa boa que pode ser desenvolvida. Estamos procurando trabalhar com eles e, se possível, do jeito deles. No nosso coração está a convicção de uma só fé, um só Senhor, um só batismo, uma só esperança. Hoje (1º de outubro) estaremos realizando a primeira Assembleia Paroquial, que se reúne três vezes por ano para oração, estudo e encaminhamentos pastorais. O tema desta é Reavivar o Dom de Deus.

DDC: É muito bom saber que, além das dificuldades, há também coisas positivas, como o senhor citou. O Senhor também mencionou a Assembleia Paroquial que irá acontecer. Há algum outro encontro recente que queira destacar?

PH: Nesta semana estivemos na formação do clero e consagrados. A convivência foi muito fraterna. Sinto que eles esperam de nós (padres da Igreja-Irmã) que vivamos intensamente a Igreja de Conceição do Araguaia.

DDC: Padre Hélder, para finalizarmos, resumindo em poucas palavras, o que o senhor pode nos dizer do seu primeiro mês em missão na nossa Igreja-Irmã?

PH: Estamos por inteiro aqui. Com muita saudade da nossa família, dos nossos amigos, mas inteiros e confirmados na escolha que fizemos. Ser missionário é muito bom. Deus nos abençoa!

_______________________________

O Departamento Diocesano de Comunicação agradece o Padre Hélder Salvador por ter dedicado um pouco do seu escasso tempo para conversar conosco. Um abraço ao senhor, ao Diácono Júlio de Sá e a sua esposa, Valma Aquino de Sá. Fiquem com Deus.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A NOSSA IGREJA-IRMÃ