26.10.2016

Comissão de Bens Culturais

Equipe se reuniu hoje, na Cúria diocesana

Hoje, 04 de outubro, tivemos aqui na Cúria de nossa Diocese a reunião da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja. Esta comissão é responsável por ajudar e servir as comunidades na questão da salvaguarda e preservação dos bens culturais da Igreja.

Mas quais são estes bens? Os bens culturais da Igreja são organizados em três tipos possíveis:

1- Bens móveis: uma cadeira, um banco da igreja, a imagem de uma santa, uma pintura, e tudo que possa ser tocado e, como o próprio nome sugere, movido de lugar.

2 - Bens imóveis: o exemplo mais prático de um bem imóvel neste caso seriam as Igrejas.

3 - Bens intangíveis ou imateriais: Um bem intangível é aquele que não pode ser tocado. Manifestações culturais, danças, o modo artesanal de se fazer ou criar algo, são alguns exemplos deste tipo de bem.

O Departamento Diocesano de Comunicação pôde conversar com o Coordenador da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja, o Padre Roberto Gonçalves (Pe. Beto).

Em um rápido diálogo, Padre Beto nos contou que a equipe diocesana é formada por arquitetos, técnicos, fotógrafos e pessoas interessados realmente nesta questão dos bens da Igreja Católica. E esta equipe tem como objetivo orientar as paróquias e comunidades nas construções, reformas, restauros e salvaguardo de seus patrimônios.

Sobre a reunião de hoje, o padre nos contou qual foi o tema principal:

“Tema principal hoje foi a discussão sobre o Memorial Monsenhor Aníbal, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Muniz Freire. Este mês foi iniciado a formação em relação a ele. O próximo passo é fazer o levantamento do inventário que fará parte do acervo deste memorial”.

Monsenhor Aníbal Ademar Vieira da Cunha foi um antigo presbítero de nossa Diocese e também Pároco da Paróquia de Muniz Freire. O Memorial irá reunir e guardar o acervo histórico da paróquia, tendo como homenagem o nome do presbítero.

Apesar deste ser o principal, outros temas também foram discutidos. Um deles é o IV Seminário Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, que irá acontecer em Vitória, entre os dias 24 a 27de outubro, e está sendo organizado pela comissão de nossa Diocese.

As inscrições, organização e questões práticas de infraestrutura, tudo está sendo realizado aqui, pela nossa Comissão”, informou Padre Beto.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E SABER MAIS SOBRE O IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS.

Ele também comentou um pouco do que esperar da Comissão no futuro:

“Também começamos o planejamento para o ano de 2017. Uma das propostas é a visita da Comissão aos Regionais de nossa Diocese, para continuar tratando do tema dos bens culturais”.

Um grande abraço ao Padre Roberto Gonçalves e a toda Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja.