05.10.2016

Comunidades Eclesiais

Em conversa com Padre Andherson Franklin, presbítero cita a importância do Encontro de CEB’s

Faltam apenas 2 dias para o 8º Encontro Diocesano de CEB’s. Aproveitando este momento, o Departamento Diocesano de Comunicação dialogou com o Padre Andherson Franklin, Coordenador Diocesano de Pastoral e um dos responsáveis pela organização deste grande evento que se aproxima.

Iniciando a conversa, Padre Andherson nos explicou que o encontro diocesano tem um link com o encontro nacional. O tema “CEBs e os desafios no mundo urbano é utilizado em todo território brasileiro.

“Primeiramente houve um seminário de CEB’s, organizado pelos quatro coordenadores de pastorais das Dioceses do Espírito Santo (Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e a Arquidiocese de Vitória) e assessorado pelo Padre João Batista Maroni, da nossa Diocese. Foi discutido toda a problemática desses desafios no mundo urbano e como as nossas comunidades eclesiais estão dialogando com eles, enfrentando-os ou se estão recuando diante de tais problemas”.

Comunidades que comungam

Padre Andherson prosseguiu, nos contando que a partir deste seminário, cada Diocese organiza o seu Encontro Diocesano, em vista do Encontro Estadual de CEB’s, com perspectiva para o Nacional. Em seguida, comentou sobrea importância do 8º Encontro Diocesano:

“O encontro Diocesano ganha sentido quando ele comunga com tudo aquilo que está sendo construído a nível de Comunidades Eclesiais de Bases no Brasil, em vista do Encontro Nacional. Mas com uma característica muito própria da nossa Diocese, que é ter as comunidades Eclesiais de Base como opção estrutural e, obviamente, uma opção missionária da Igreja. Por isso ele é importante, por dar esse link com o encontro Nacional, mas ao mesmo tempo de acender a chama, o vigor, o ânimo, e até mesmo confrontar as nossas Comunidades Eclesiais com esses desafios que elas estão faceando todos os dias”.

Falando a respeito do objetivo do encontro, o presbítero revela que a intenção é em primeiro lugar ressaltar que a nossa igreja é formada por um conjunto de Comunidades Eclesiais de Base que estruturalmente funcionam, independentemente de grandes movimentos.

“Mas o nosso objetivo principal é fazer o movimento que o Papa Francisco tem nos proposto, como uma Igreja de saída, ou seja, uma Igreja que não está somente voltada para a sua manutenção, manutenção do templo, de suas pastorais “intracomunitárias”. Mas uma igreja que começa a despertar a “sensibilidade”, e essa palavra é importante, a sensibilidade para aquilo que está fora, para as urgências deste tempo”, cita padre Andherson, complementando que os desafios estão ao redor de nossas comunidades, mas não só nas cidades, as comunidades rurais também estão sendo marcadas por essa urbanização crescente.

Gaudium et Spes

Padre Andherson finaliza a nossa conversa falando a respeito do que esperar após o Encontro de CEB’s em nossa Diocese. Segundo ele, A expectativa é que o encontro provoque dois tipos de movimentos.

“Primeiro o movimento do olhar. Que a comunidade seja capaz de olhar não apenas para a sua própria estrutura, mas despertada para olhar pelos demais. Existem situações, urgências e desafios que precisam da presença, da voz e da atuação da Igreja. E a partir deste movimento do olhar, que a comunidade faça este movimento para fora (o segundo movimento) e reconheça que uma fé professada dentro da igreja, mas sem um vínculo concreto com a vida vívida, ela não é uma fé madura. Quando nós falamos que nossa Diocese que ser uma Igreja de discípulas e discípulos missionários, nós vamos na direção ao que a Gaudium et Spes fala: as dores, as alegrias e as esperanças deste tempo, devem ser as dores, as alegrias e as esperanças dos discípulos de Cristo.

Gaudium et Spes ("Alegria e Esperança" em latim) sobre a Igreja no mundo contemporâneo é a única constituição pastoral e a 4ª das constituições do Concílio Vaticano II. Trata fundamentalmente das relações entre a Igreja Católica e o mundo onde ela está e atua.

“O que esperamos é este movimento, primeiro do olhar, de reconhecer, e depois este movimento missionário, de ir. Que de fato o encontro provoque isso em todos, não só nos leigos, mas em nós padres, no nosso Bispo e em todo o corpo eclesial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim que estará reunido nestes três dias”, concluiu Padre Andherson.

O 8º Encontro Diocesano de CEB’s acontece nos dias 07, 08 e 09 de outubro, em Jerônimo Monteiro.

SAIBA QUAIS SÃO AS OFICINAS QUE SERÃO MINISTRADAS NO ENCONTRO

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Agradecemos ao Padre Andherson Franklin pelas palavras e o tempo cedido ao Departamento Diocesano de Comunicação.