25.10.2016

Instrução sobre Cremação

Leia o comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé, diretamente de Roma

CONGREGAÇÃO  PARA A DOUTRINA DA FÉ

Instrução Ad resurgendum  cum Christo a propósito da sepultura dos  defuntos e da conservação das cinzas da cremação

1- Para ressuscitar com Cristo, é necessário morrer com Cristo, isto é, “exilarmo-nos do corpo para irmos habitar junto do Senhor” (2 Cor 5, 8). Com a Instrução Piam et constantem, de 5 de Julho de 1963, o então chamado Santo Ofício, estabeleceu que “seja fielmente conservado o costume de enterrar os cadáveres dos fiéis”, acrescentando, ainda, que a cremação não é “em si mesma contrária à religião cristã”. Mais ainda, afirmava  que  não devem  ser  negados os sacramentos  e as  exéquias àqueles que pediram para ser cremados, na condição de que tal escolha não seja querida "como a negação dos dogmas cristãos, ou num espírito sectário,  ou ainda,  por ódio contra a religião católica e à Igreja. Esta mudança da disciplina eclesiástica foi consignada no Código de Direito Canónico (1983) e no Código dos Cânones da Igreja Oriental (1990).

Entretanto, a prática da cremação difundiu-se bastante em muitas Nações e, ao mesmo tempo, difundem-se, também, novas ideias contrastantes com a fé da Igreja. Depois de a seu tempo se ter ouvido a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e numerosas Conferências Episcopais e Sinodais dos bispos das Igrejas Orientais, a Congregação para a Doutrina da Fé considerou oportuno publicar uma nova Instrução, a fim de repôr as razões doutrinais e pastorais da preferência a dar à sepultura dos corpos e, ao mesmo tempo, dar normas sobre o que diz respeito à conservação das cinzas no caso da cremação.

2 -  CLIQUE AQUI, FAÇA O DOWNLOAD E LEIA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO