23.12.2016

RETROSPECTIVA 2016 - 2º parte

Veja a continuação da retrospectiva de nossa Diocese

Oito dias. Faltam apenas oito dias para darmos adeus ao ano de 2016 e comtemplarmos o 2017 que se aproxima.

Semanas atrás começamos a rever alguns dos fatos que ocorreram na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim ao longo do ano.

CASO NÃO TENHA VISTO A PRIMEIRA PARTE DA RETROSPECTIVA, CLIQUE AQUI.

Vamos agora recordar o que aconteceu em nossa Diocese no segundo semestre de 2016.

Julho – Homenagem da APAE e Jubileu de Ouro

No mês de julho a nossa Diocese foi homenageada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cachoeiro de Itapemirim, recebendo o Título Agraciado Benemérito. As Paróquias de Cachoeiro e o Regional II Diocesano também foram homenageados.  O encontro ocorreu na sede da APAE, e o título foi oferecido a todas as pessoas e entidades que auxiliam a instituição.

Se em maio tivemos Presbítero comemorando jubileu de prata, em julho foi a vez do Padre Pedro Scaramussa festejar, juntamente com toda a Diocese, os seus 50 anos de sacerdócio.

Agosto – Nova Paróquia, centenário do Apostolado e RCC

Dia 7 de agosto foi um dia muito especial. Neste dia foi instituída a nova Paróquia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A Área Pastoral de Conceição de Muqui, em Mimoso do Sul, se transformou na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.  Nossa Diocese conta agora com 43 Paróquias.

Neste mesmo final de semana, o Apostolado da Oração comemorou 100 anos. Com uma grande festa em Muqui, na Paróquia São João Batista, mais de 3 mil pessoas se uniram para celebrar um século de Apostolado.

Agosto reservou também o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica, realizado nos dias 5, 6 e 7, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz (Cachoeiro de Itapemirim). Foram quase 2 mil pessoas reunidas.

Setembro – Posse de Padre Helder e Fórum Viva Cachoeiro

No início de setembro ocorreu a posse do Padre Helder Salvador como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em nossa Igreja-Irmã, a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Também foram apresentados o Diácono Júlio de Sá e Valma de Sá, sua esposa. O trio permanece em missão.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e o Centro Universitário São Camilo, em parceria, realizaram o V Fórum Viva Cachoeiro, encerrando assim um ciclo iniciado em outubro de 2014. O Fórum teve como objetivo ser um espaço democrático, ecumênico e diversificado para discutir questões relacionadas ao futuro do município de Cachoeiro de Itapemirim. Neste quinto Fórum, os 8 candidatos a prefeito da cidade estiveram presentes e puderam apresentar suas propostas.

Outubro – Encontro de CEB’s, Dicas de Homilia e milésima curtida

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro aconteceu o 8º Encontro Diocesano de CEB’s, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Jerônimo Monteiro. Foram quase mil pessoas unidas pela fé, em um final de semana com muita alegria, diversão, oração e reflexão. O encontro, inclusive, foi destaque nos sites da CNBB e da CNBB – Leste 2.

O décimo mês de 2016 trouxe uma surpresa inesperada, porém muito bem-vinda. O padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, juntamente com o Departamento Diocesano de Comunicação, iniciou o projeto “Dicas de Homilia”. Semanalmente o Presbítero faz uma reflexão das leituras referente ao próximo domingo. O Dicas de Homilia foi extremamente bem aceito pela comunidade, tendo semanalmente milhares de acessos. Até o momento são doze textos postados.

E falando sobre ser bem aceito, a página no Facebook da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim chegou a sua milésima curtida. Um número muito significativo para uma página de pouco mais de 3 meses de existência.

Novembro – Encerramento do Ano Jubilar e 5 mil amigos

No dia 13 a nossa Diocese celebrou o encerramento do Ano Jubilar, em sintonia com as últimas recomendações do nosso Papa Francisco. Houve procissão e missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos.

Neste mesmo mês o perfil da Diocese de Cachoeiro De Itapemirim adicionou o seu amigo virtual número 5 mil. Por imposição do site Facebook, este é o número máximo de amigos que um perfil pode possuir.

Dezembro – Em defesa da vida, Imagem Peregrina e Feliz Natal

O último mês do ano começou com uma nota emitida pela CNBB onde reafirma a posição da Igreja de “defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural”.  E Dom Dario Campos, Bispo Diocesano, em total apoio à vida, pediu que a nota fosse lida em todas as Celebrações do segundo Domingo do Advento. É a nossa Igreja dizendo “não” ao aborto.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que está percorrendo todas as Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, fez o seu último trajeto de 2016 no mês de dezembro. Ela deixou a Paróquia São Sebastião e seguiu para a Paróquia Nossa Senhora da Penha (ambas da cidade de Cachoeiro). No próximo ano, a imagem da Santa continuará percorrendo as demais Paróquias.

E encerrando o ano, o nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos escreveu uma mensagem de Natal, dedicada a todas as pessoas de nossa Diocese. Em um dos trechos da mensagem, o Bispo pede “que o Senhor ao nascer ilumine a nossa Diocese, confirme a caminhada de nossas CEB’s e fortaleça os passos dos seus discípulos e discípulas”.

Um Feliz Natal a todos!