28.12.2016

Conexão África

Saiba como o dízimo de nossa Diocese ajuda pessoas carentes em Moçambique

O dízimo é um valor que dedicamos em auxílio dos mais necessitados. Uma doação baseada na solidariedade e no amor ao próximo.

Nosso dízimo percorre muitos caminhos, atravessa fronteiras e, muitas vezes, até mesmo continentes. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realiza um trabalho muito importante na valorização do ser humano. Através da pessoa de Célia das Graças Cota, nossa Diocese se faz presente em Moçambique, no continente africano.

Neste fim de ano, foi possível mensurar todo o trabalho realizado ao longo de 2016. O que vamos ver abaixo é o fruto da união fraterna de todos que acreditam verdadeiramente em nossa Igreja, seja contribuindo com o dízimo, com doações ou com orações e muita fé.

Empreendedorismo

Neste ano, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim ofereceu cursos de corte e costura, bordado, crochê e também tricô aos moradores da região moçambicana. Nesta etapa, as pessoas aprendem a trabalhar tanto com as mãos quanto com as máquinas de costura, o que para alguns é um sonho, principalmente nas comunidades mais carentes.

Outro curso que decorre durante todo o ano é o de "Noções Básicas de Culinária". Estas aulas eram do agrado da maioria, sendo procurada tanto por mulheres quanto homens, de idades diversas. Para que todos pudessem aproveitar da melhor maneira possível, as aulas são ofertadas aos domingos.

“Praticamos diversas receitas de alimentos que eles podem produzir para vender e ajudar no orçamento: pães caseiros, biscoitos, picles, doces: compota e cristalizado”, cita Célia Cota.

Todas estas aulas se enquadram no quesito Empreendedorismo, auxiliando na profissionalização das comunidades visitadas. Nas palavras de Célia Cota, “tentamos despertar e motiva-los a se lançarem numa experiência nova, acreditando que é possível e pode dar certo”.

Educação

O Brasil, hoje, vivencia os males de ter sido negligente, durante décadas, com o seu sistema educacional (e com os profissionais que o compõem). Infelizmente, enquanto alguns países do mundo ostentam uma educação de ponta, muitos outros sofrem com a falta de estrutura e qualidade. Quem perde é a população, sem oportunidade de obter o básico que lhe é direito.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, além dos Cursos de Empreendedorismo, também dá suporte para Aulas de Reforço Escolar para crianças e jovens de Moçambique. Indo além, também oferta Alfabetização de Adultos, fazendo com que pessoas a muito tempo desiludidas renovem suas esperanças.

Esta ajuda aos estudantes se dá pela fundamental importância que a educação tem na vida do ser humano, esteja ele em qualquer local do planeta.

“Os grupos são assistidos por monitores jovens (rapazes e moças) estudantes em nível mais adiantado. A formação e o lazer constituem parte fundamental do processo, por isso em todos os encontros (aulas) normalmente iniciamos fazendo 20 a 30 minutos de brincadeira e descontração e a seguir a formação. Procuramos ajudar as crianças a crescer e desenvolver-se sem desvincular-se da sua realidade cultural”. – Célia das Graças Cota.

Formação Humana

Outro aspecto importante é saber identificar e valorizar as habilidades naturais de cada indivíduo. Para isto, também são realizados trabalhos culturais, como poesias, teatros, danças, onde, após finalizados, são apresentados a toda a comunidade.

Acabamos de vivenciar mais um natal. Tempo de enxergarmos o próximo com olhos de irmãos. Todos nós somos filhos do mesmo Pai e constituímos a mesma família divina, independente do continente em que estejamos.

Tudo isto que foi feito ao longo deste ano foi realizado graças ao esforço de todos nós. Sigamos perseverantes na Fé em Cristo, unidos no amor para com os mais necessitados.

Desejamos a Célia das Graças Cota que Deus continue derramando bençãos em sua vida. Abraço fraterno de nossa Diocese.

Não somos uma Igreja de tijolos, somos uma Igreja de pessoas.