30.03.2017

Bispo Capixaba

Departamento de Comunicação conversou com Padre Edivalter Andrade, nomeado Bispo pelo Papa Francisco

Nesta quarta-feira, 29 de março, o estado do Espírito Santo se encheu de alegria com o comunicado do Papa Francisco, anunciado pela Nunciatura Apostólica do Brasil:  o Padre Edivalter Andrade, Vigário Geral da Diocese de São Mateus (ES), foi nomeado Bispo para a vacante Diocese de Floriano, no Piauí.

A diocese de Floriano foi criada em 27 de fevereiro de 2008 pelo papa Bento XVI, por ocasião do desmembramento da Diocese de Oeiras-Floriano. Ela estava vacante desde o dia 4 de maio de 2016, quando o Papa Francisco nomeou Dom Valdemir Ferreira como Bispo de Amargosa - BA.  Padre Edivalter será o terceiro Bispo Diocesano de Floriano.

História

Natural de Barra de São Francisco, no noroeste do estado, Padre Edivalter tem 54 anos de idade, e completará 55 no dia 17 de abril. Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV), tendo sido ordenado Sacerdote em 1989. Participou de cursos para formadores de Seminários, tanto no Brasil quanto em Roma, além de ser formado em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

No início de seu ministério, Padre Edivalter atuou como vigário na paróquia de São Mateus. Foi reitor no Seminário Maior da Diocese de São Mateus e atuou como administrador paroquial na Paróquia São Cipriano, em Jaguaré, entre os anos de 1997 a 2002. Foi coordenador Diocesano de Pastoral, Pároco na Paróquia São Mateus e Ecônomo Diocesano. O Presbítero também é Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Barra de São Francisco.

Padre Edivalter exerceu o posto de diretor da Rádio Kairós, no período de 2007 a 2013. Foi representante dos Presbíteros e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Em março de 2016, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo da Diocese de São Mateus, o nomeou Vigário Geral.

Mistura de Sensações

O Departamento Diocesano de Comunicação conseguiu trocar rápidas palavras com o Padre Edivalter Andrade. Mas não foi fácil. Isso porque seu telefone não parava de tocar. Entre seus deveres e obrigações com a paróquia, ele dava atenção também às felicitações que recebia de todos os lados.

Em uma das oportunidades, enquanto tentávamos falar com o padre, ele estava ao telefone com o Governador do Espírito Santo, muito provavelmente recebendo congratulações. Em outra situação, não foi possível falar com ele pois estava dando uma entrevista. Não é para menos, o povo capixaba quer manter contato e saber um pouco mais deste conterrâneo que nos inundou com uma grata felicidade.

Felicidade esta compartilhada pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, que falou com o Presbítero, dando a ele as felicitações pela nomeação.

“Ontem (29/03) eu conversei com Padre Edivalter e lhe desejei os parabéns. Dei a ele boas-vindas ao colégio episcopal”, disse Dom Dario Campos, sempre bem-humorado, que ainda nos adiantou que a ordenação episcopal do padre será dia 10 de Junho, em Barra de São Francisco.

Conseguimos falar com o Padre Edivalter em um rápido intervalo no programa de rádio que estava participando. Apesar do momento breve, o sacerdote foi muito simpático e conversou com o Departamento de Comunicação por alguns minutos:

______________________________

Departamento Diocesano de Comunicação: Padre Edivalter, é um prazer falar com o senhor. Primeiramente, lhe desejo os parabéns pela sua nomeação. Sei que o nosso Bispo também já o fez.

Padre Edivalter: Flávio, o prazer é meu e muito obrigado pelas felicitações. Sim, Dom Dario me ligou ontem, conversamos e ele me deu as boas-vindas ao colégio episcopal.

DDC: Padre, como foi receber esta notícia?

PE: A notícia mesmo eu já havia recebido cerca de 20 dias antes, quando recebemos aqui uma carta dizendo que meu nome havia sido selecionado. Ontem, na verdade, foi o comunicado a todos sobre esta nomeação, que veio lá de Roma.

DDC: Pegou o senhor de surpresa, qual foi a sensação?

PE: Confesso que causou um impacto. Foi uma mistura de sensações. Primeiro vem aquela coisa sobre a mudança, lugar diferente, deixar as pessoas que tanto gostamos. Mas em seguida você pensa que seu nome foi selecionado através de um sistema muito criterioso, um processo extremamente sério, com uma nomeação feita diretamente pelo nosso Papa. Então aí, os sentimentos se transformam, é uma alegria enorme.

DDC: E o que representa para o senhor esta nomeação?

PE: A nomeação representa para mim uma confirmação da fé. É a renovação do meu sim a Deus, o sim que foi dito quando somos ordenados Diáconos, que confirmamos novamente na ordenação presbiteral e que mais uma vez eu irei renovar. Penso que é um chamado de Deus e estou pronto para aceitar.

DDC: Padre Edivalter, muito obrigado pelo tempo que o senhor dedicou para falar comigo. Eu, Dom Dario e toda a nossa Diocese desejamos muito boa sorte ao senhor na Diocese de Floriano. Inclusive, Dom Dario já adiantou que sua ordenação será dia 10 de Junho.

PE: Sim, 10 de junho em Barra de São Francisco. Acrescento também que a posse na Diocese de Floriano, no Piauí, vai ser dia 24 de junho. E Flávio, muito obrigado pelas palavras, fico muito feliz. Um grande abraço a você, Dom Dario e todos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Deixamos aqui os nossos sentimentos de alegria e satisfação pela nomeação do mais novo Bispo capixaba. Ao Padre Edivalter Andrade nosso desejo de um excelente episcopado.