04.04.2017

Aprovado

Padre Rogério Guimarães defende dissertação de mestrado e é aprovado

Na última sexta-feira, dia 31 de março, um dos Presbíteros de nossa Diocese realizou mais uma conquista em sua vida sacerdotal. O Padre Rogério Guimarães de Almeida Cunha, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Neves, de Presidente Kennedy, defendeu a sua dissertação de mestrado, tendo sido aprovado.

Hoje foi um grande dia, para mim. Defendi a dissertação de mestrado e fui aprovado pela banca. O tema: Escatologia do amor: a esperança na compreensão trinitária de Deus em Jürgen Moltmann”, disse o padre em depoimento no seu perfil do facebook.

Jürgen Moltmann é um teólogo reformado alemão e professor emérito de Teologia Sistemática na Universidade de Tubinga (University of Tübingen). Ele fez contribuições significativas em várias áreas da teologia cristã, incluindo a teologia sistemática, escatologia, eclesiologia, teologia política, Cristologia, pneumatologia, e a teologia da criação.

No amor e na esperança

O Presbítero fez questão de agradecer o apoio que recebeu durante o longo caminho percorrido até o momento da aprovação. O Padre Antônio Tatagiba Vimercat, Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e Reitor do Seminário Bom Pastor, esteve presente durante a apresentação do Padre Rogério, e também recebeu seus cumprimentos.

“Agradeço aos professores membros da banca: o prof. Dr. Geraldo de Mori, da FAJE; profa. Dra. Lúcia Pedrosa, da PUC-Rio; e ao prof. Dr. Cesar Kuzma, da PUC-Rio, meu orientador e amigo. Grato pela leitura e contribuições. Me sinto motivado a trilhar esse belo caminho de serviço da Teologia. Vou seguir em frente, no amor e na esperança. Grato ao Padre Tatagiba e aos colegas Vitor e Rafael pela presença”.

Desejamos ao Padre Rogério Guimarães nossos parabéns e que ele continue trilhando o caminho do amor e da esperança, tanto em seus estudos quanto na vida sacerdotal.

Leia o resumo da Dissertação do Padre Rogério Guimarães de Almeida Cunha.

A escatologia do amor é o estudo da escatologia de J. Moltmann a partir da sua compreensão de Deus na história do sofrimento do mundo e na história do sofrimento solidário de Deus por este mundo. Amor é o conceito cristão de Deus como Trindade que se move desde o seu futuro em direção à sua criação. Trata-se do Deus Amor que sofre (como Deus) solidariamente no sofrimento de sua criação. O Deus cristão não é apático, imóvel, mas amor. Este amor fundamenta a esperança, esta que é característica fundamental da fé cristã. A partir da passagem da escatologia de um discurso informativo para um discurso performativo, esta pesquisa aponta o dado biográfico da teologia de J. Moltmann e a implicação deste dado na compreensão de Deus desde o Evento Pascal de Cristo, que reflete o pathos divino na cruz de Cristo, solidário na situação de abandono e morte do homem, o sim de Deus a este Crucificado pela sua ressurreição e a irrupção em curso de seu futuro por obra do Espírito Santo. Desde esta perspectiva, a existência cristã como informada pela esperança se fundamenta nesse amor revelador de Deus. Esta pesquisa parte da pergunta por Deus e pela esperança em J. Moltmann, segue aprofundando a compreensão moltmanniana de Deus e reflete o enunciado escatológico desta compreensão de Deus como Trindade, cujo amor invitativo liberta, transforma e integra, caracterizando a fé cristã e sua práxis como um dado escatológico.

Padre Antônio Tatagiba e Padre Rogério Guimarães na apresentação da dissertação.