04.04.2017

Futuros líderes

Regional II promove Encontro de Formação da Pastoral da Juventude, com foco nas novas lideranças

O vídeo acima do Papa Francisco é inteiramente focado na Juventude. E é pensando nela que nesse final de semana, dias 1º e 2 de abril, o Regional II Diocesano organizou o Encontro de Formação da Pastoral da Juventude do Regional II, focado na formação de novas lideranças e também motivar as que já estão trabalhando na evangelização da juventude. O encontro ocorreu no salão da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro de Itapemirim, reunindo aproximadamente 100 jovens do nosso município sede.

Às 14h do dia 1º, os participantes foram recebidos pela coordenadora da Pastoral da Juventude do Regional II, Paula Ramos de Almeida, e acolhidos pelo Padre Josimar Pirovani (coordenador Diocesano do Setor Juventude) e Venagino Bernadi (Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude). Em seguida, o Padre Juarez Delorto Secco, coordenador do Regional II, e o Seminarista Antônio Valdeir também deram as boas-vindas aos presentes, ressaltando a importância deste encontro.

“Deus fala através dos jovens para que a Sua Palavra seja comunicada entre os jovens”, citou o Seminarista Antônio, em uma de suas falas.

Em seguida, o Diácono Carlos Henrique Dias deu início ao encontro, conversando com os participantes a respeito dos diversos tipos de lideranças existentes na sociedade e de quais destes tipos de líderes nossa Igreja precisa. Após o Diácono, foi a vez de Manoele Pinheiro Ferreira, ex-Coordenadora da Pastoral da Juventude da Diocese de Cachoeiro. Manoele refletiu com os jovens sobre o que realmente significa a Pastoral da Juventude e como podemos articular, em nossas comunidades, formas para a formação de grupos de Jovens.

À noite, encerrando o primeiro dia de encontro, todos se reuniram na fé durante a Celebração das Luzes e na oração do Taizé.

Segundo dia

O Domingo iniciou cedo. ÀS 8h30, logo após o café, foi a vez do Padre Gracione Augusto Alves, Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro – Catedral, discursar aos jovens presentes. Ele realizou a leitura orante e se aprofundou no tema “espiritualidade do jovem”. Dentro desta reflexão, o Presbítero citou a visita do Papa Francisco à prisão de San Vittore, ocorrida na semana anterior, em Milão. Com esta fala, o Padre deu um depoimento, mencionando suas recentes visitas ao Presídio de Cachoeiro de Itapemirim (CDP – Centro de Detenção Provisória). Ali, padre Gracione se defrontou com uma triste realidade: grande parte dos detentos são jovens. Em uma fala cheia de emoção, o sacerdote contou como que cinco destes detentos, que não haviam sido batizados, sentiram o chamado de Deus e pediram ao padre para lhes conceder o sacramento.

Dando continuidade ao encontro, o Padre Joselito Ramalho Nogueira (diretor do Departamento Diocesano de Comunicação) dissertou sobre o “Protagonismo Jovem”, falando como os jovens da atualidade devem saber exercer funções de liderança dentro das nossas comunidades e paróquias.

Após o almoço, o Seminarista Antônio Valdeir retornou, agora para conversar com os presentes sobre “os desafios estratégicos da evangelização da juventude”, mencionando como devemos preparar os nossos líderes para encarar os desafios do mundo atual. O Seminarista ressalta ainda que devemos ser como “os discípulos de João, que foram encorajados a buscar seu lugar na comunidade”.

Ao final, foram formados pequenos grupos, com a intenção de discutir como estão sendo desenvolvidos os trabalhos voltados para a juventude em suas paróquias. Outro ponto abordado durante este diálogo grupal foi como reproduzir tudo o que foi falado durante o encontro em suas comunidades.

O Encontro de Formação da Pastoral da Juventude do Regional II foi encerrado na tarde de domingo, às 15h30, com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Juarez Delorto.

Paula Ramos, coordenadora da PJ do Regional II Diocesano deixou sua mensagem de carinho e agradecimento a todos que contribuíram para que o Encontro de Formação fosse realizado:

“O encontro trouxe forte a mensagem do jovem protagonista, o jovem que faz, o jovem diferente, que não é omisso diante da realidade que vive. Nosso carinho às Paróquias, aos Padres, em especial ao Padre Juarez, Padre Joselito, Padre Gracione, Diácono Carlos Henrique, Seminarista Antonio Valdeir, e Manoele Pinheiro que nos ajudaram nas reflexões dos temas trabalhados.

E aos nossos jovens; CORAGEM, acreditamos na força, na criatividade, no dinamismo, no novo que vocês trazem dentro de si. Meu muito obrigado, pela presença e participação de todos”.

Fotos e informações: Lorena Fabres, secretária do Regional II Diocesano.