25.04.2017

Nª Sra. da Penha

Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim leva 3 mil pessoas ao Convento da Penha

Ontem (24/04) foi o dia dela. Em missa realizada no Parque da Prainha, em Vila Velha, o Arcebispo de Vitória Dom Luiz Mancilha Vilela encerrou os nove dias dedicados à Nossa Senhora da Penha.

Mas antes, no sábado, dia 22 de abril, foi o momento da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim homenagear a Santa Padroeira do Espírito Santo. Foram mais de 50 ônibus, dezenas de vans, micro-ônibus e veículos particulares que saíram do sul do estado em direção à cidade de Vila Velha.

Uma romaria que levou aproximadamente 3 mil pessoas ao Convento da Penha. Muitos estavam indo pela primeira vez, outros seguem todos os anos, como o Caso do senhor Epiphânio Gasparini, que há 20 anos participa da romaria.

Homenagem à Santa

Para algumas pessoas a viagem pode ser mais longa do que outras. Centenas de pessoas acordaram de madrugada e saíram cedo de seus municípios. Horas de estrada, que podem desgastar o corpo e a mente. Mas ao chegar em frente a imagem de Nossa Senhora da Penha era o espírito que ficava revigorado. Corpo e alma eram nutridos pelo amor de Nossa Senhora de tal forma, que muitos não conseguiam contem a emoção.

Às 15h foi o momento da Diocese de Cachoeiro prestar a sua homenagem à Padroeira do Espírito Santo, com a missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos. Presbíteros, Seminaristas, Diáconos, ministros, todos estavam reunidos, junto ao nosso Bispo e ás milhares de pessoas presentes na região do “Campinho”, parte inicial do Convento.

Fazendo a animação inicial, o Seminarista Fernando Acácio deu boas-vindas a todas as pessoas, clamando ao povo que recepcionasse todos os 8 Regionais que compõem a Diocese. Foi o começo de uma celebração inesquecível para todos que participaram.

O Brasil nas mãos de Nossa Senhora

No encerramento da Festa, Dom Luiz lembrou o momento atual que nossa sociedade vive. Desemprego, conturbações políticas, desigualdade. Situações adversas, mas que não diminuíram a fé do cristão.

E durante a sua homilia no sábado, Dom Dario já havia mencionado os problemas atuais que afligem não só o Espírito Santo, mas todo o país. Em uma de suas falas, o Bispo comenta sobre a controversa reforma da previdência, que atualmente está sendo questionada por praticamente toda a comunidade Cristã. Semana passada, a CNBB emitiu uma nova nota, em conjunto com a OAB e o Conselho Federal de Economia.

Mesmo com tantas tribulações, os fiéis da nossa Diocese mantiveram a fé acesa e novamente fizeram desta romaria um momento de santidade e vida plena com Maria. Um momento especial dedicado todo a ela, nossa querida mãe. Ó Virgem concebida sem pecado, rogai por nós.

Viva Nossa Senhora da Penha!

Veja o vídeo gravado por Padre Enildo Souza no início da Santa Missa clicando aqui

Veja algumas imagens da Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim feitas pelo Departamento Diocesano de Comunicação, Padre Enildo Souza e Irene Perim. Para ver o álbum completo de fotos acesse o facebook da Diocese ou CLIQUE AQUI.