19.06.2017

Pascom Iúna

Domingo (18/06) aconteceu o Segundo Encontro da Pastoral da Comunicação

Com o tema: “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”, a Pastoral da Comunicação (Pascom) de Iúna, realizou seu Segundo Encontro Anual no dia 18/06 (domingo), reunindo 125 participantes no salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Na abertura do encontro às 8h com a santa missa, presidida por Pe. Thiago Vargas, reitor do Seminário Maior São João Maria Vianey, os participantes receberam Jesus Eucarístico e refletiram sobre a missão de evangelizar utilizando os meios de comunicação atuais e as redes sociais.

Apresentando o tema central e o discurso religioso, o professor Alessandro Gomes, diretor executivo da Rede Católica de Rádio do Espirito Santo, abordou várias questões sobre o cuidado que devemos ter com as mídias que nos enchem de informações. Alessandro citou a encíclica do Papa Francisco, onde somos encorajados a “moer” tantas informações para oferecermos a todos uma mensagem de esperança, de uma igreja viva, que comunica para a vida.

Jesus e as novas mídias

Posteriormente, em sua fala, Padre Thiago usou citações bíblicas para exemplificar como Jesus foi um comunicador fascinante no seu tempo usando elementos do cotidiano, e se fosse nos dias atuais, Jesus usaria o Twitter, por exemplo.  O Presbítero alertou que não podemos substituir a nossa presença pelos meios de comunicação. Jesus é presente, um Jesus que toca, que cura. O povo é sedento de afeto.

Dando sequência ao encontro, o Diácono Carlos Henrique Dias, pós-graduado em Juventude no Mundo Contemporâneo, ao falar sobre o tema “Verdade e anúncio do evangelho na era digital”, destacou que devemos atualizar a mensagem da Boa Nova, porém não podemos esquecer das pessoas que não tem acesso a essas tecnologias.

O seminarista João de Paula, que atualmente reside na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, emocionou a todos ao som de seu violino, mostrando que a música também é um importante instrumento de comunicação. O encontro também teve a presença do Padre Marconi José de Andrade, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A equipe da Pascom Paroquial de Iúna conta hoje com 16 pessoas e é coordenada por Vinício Sena, que considerou o resultado do encontro bastante positivo e acima das expectativas.

Fotos e informações: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

19/06/2017 - Diana Maria

Este segundo encontro foi extraordinário, enriquecedor para todos os participantes, tanto os membros da Pascon quanto os participantes, que venha o terceiro ainda melhor. Por mais que tenhamos o dom de comunicar, se não tivermos o conhecimento da técnica ,para colocar em prática com nosso dom, podemos não atingir nossos propósitos de evangelizar, por isto é fundamental a formação daqueles que tem o dom da comunicação