22.06.2023

Jovens do sul do ES se preparam para encontro com Papa na JMJ 2023

A viagem vai contar com um grupo bem animado da diocese de Cachoeiro.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) é um encontro marcado com o Papa Francisco em Lisboa, Portugal, que acontece no mês de agosto. Muitos jovens estão se preparando para viver intensamente esse momento. Na diocese de Cachoeiro de Itapemirim alguns jovens estão ansiosos para ter uma experiência concreta com Cristo.

Rayane Spolador de Almeida e Antônio Campos Carvalho da Pastoral da Juventude (PJ), vão viver em agosto o grande sonho da JMJ com milhares de pessoas. Será a segunda experiência da Rayane, que participou em 2013 no Rio de Janeiro. Segundo ela, na primeira foi novidade e com muito entusiasmo. Agora, para a segunda JMJ, a ânsia só aumenta. “Minha relação com a jornada mudou minha visão de igreja. Foi tão intenso que voltei para a minha paróquia São Filipe com o pensamento de chamar todos os jovens para participar e, atualmente coordeno a Pastoral da Juventude (PJ) na diocese”, conta a jovem moradora do bairro Aeroporto, em Cachoeiro.

Rayane Spolador de Almeida / Coordenadora Diocesana PJ

A viagem vai contar com um grupo bem animado da diocese de Cachoeiro. A Juventude Agostiniana Recoleta (JAR) das paróquias Nossa Senhora da Penha (Castelo) e Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro), se organizam para enviar quatro representantes que estão mobilizados em angariar fundos que possibilite viverem essa experiência com o Papa Francisco. Os jovens Tiago Mauro Sanson, Maryanna Tavares, Mayara Barboza e Lorena Gonçalves Martins recebem apoio da Igreja e comunidade que se empenham para manter os jovens em busca do caminho de Deus. Na JMJ da Polônia, foram 4 pessoas. Agora, para Portugal são, pelo menos, 6 jovens representantes do sul do estado.

O Engenheiro Ambiental Antônio Campos Carvalho está prestes a viver a experiência pela segunda vez e seu coração já está acelerado. Para ele “viajar é sempre bom, mas saber que a gente pode estar unido aos jovens de toda a Igreja é uma experiência única. Estou muito feliz”, conta eufórico com a expectativa. O jovem de 29 anos, morador de Marataízes, teve vontade de participar da última edição (JMJ 2016), mas somente este ano, “pela Divina Providência, todas as coisas se encaminharam”, contou.

Antônio Campos Carvalho / Membro da PJ

Os jovens serão enviados à JMJ 2023 pelo bispo diocesano, dom Luiz Fernando Lisboa C.P, após a tradicional Missa de São Pedro, na próxima quinta-feira, 29 de junho, na Praça de Fátima em Cachoeiro de Itapemirim. Os representantes embarcam dia 25 de julho no aeroporto de Vitória.

A JMJ é considerada a maior troca de experiência entre os jovens do mundo.

Papa motiva jovens a mergulharem na vivência da JMJ 2023

Com a aproximação do dia da Jornada Mundial da Juventude, de 1º a 6 de agosto, o Papa Francisco enviou uma breve mensagem em vídeo especial para os jovens que partirão para Portugal. O vídeo foi gravado na Casa Santa Marta por Dom Américo Manuel Alves Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa. A mensagem diz:

“Participar da Jornada é uma coisa linda e quando se tem consciência disso, você fica animado para participar. Preparem-se para este momento entusiasmante, ponham lá a vossa esperança, porque se cresce muito numa Jornada como esta. Não nos damos conta, mas as coisas ficam dentro de nós, os valores ficam, as relações construídas com os jovens de outros países, os encontros, tudo fica dentro de nós e sobretudo ver a força juvenil, a Igreja tem a força dos jovens.”