23.06.2023

Bispo de Cachoeiro participa do lançamento do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo

O lançamento acontece no auditório das Paulinas, em São Paulo

O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa C.P, participa nesta sexta-feira, 23 de junho, do lançamento do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação Pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre). O lançamento acontece no auditório das Paulinas, em São Paulo e as conclusões do levantamento confirmam que a maior parte da população mundial vive em países onde a liberdade religiosa é severamente restringida.

Na apresentação, Lisboa falou sobre sua experiência na diocese de Pemba, norte de Moçambique, onde serviu como missionário por quase 20 anos, sendo seis anos e meio como bispo da diocese de Pemba, em Cabo Delgado. Foram aproximadamente três anos de guerra em sua diocese africana.

“Foi uma experiência extremamente marcante, uma experiência de cruz, uma experiência de sofrimento”, disse Lisboa durante sua participação.

“Esta guerra me ajudou a aprender muitas lições. A mais importante deles é a grandeza dessas pessoas, que são pobres, mas têm um sentido de profunda solidariedade”, disse ele.

“Quando estive lá, testemunhei muitas coisas, ouvi muitas histórias pessoais, vi muitas situações diferentes e percebi o quanto, mesmo na pobreza, podemos ajudar, podemos compartilhar. À época, o governo negava a existência de conflitos na região, foi a Igreja que denunciou e reafirmou veementemente a existência de uma guerra (...) quando o Papa Francisco rezou por Cabo Delgado, o conflito repercutiu internacionalmente e, só assim, recebeu ajuda humanitária”.

Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas internamente pela violência e 1,3 milhão em Moçambique ainda hoje precisam urgentemente de assistência humanitária, de acordo com o relatório.

“Durante este tempo de guerra, cada família que não foi forçada a fugir acolheu uma, duas ou mesmo três famílias de refugiados em sua casa, na varanda dos fundos, e compartilhou o pouco que tinha com aqueles que não tinham nada e estavam vagando, desesperados e sem direção (...) quando povoados e aldeias são invadidos por terroristas, muitas pessoas fogem e separam-se dos seus filhos e familiares, milhares de crianças vagam perdidas em meio a um cenário de guerra", disse o bispo.

O bispo de Cachoeiro encerrou sua participação afirmando que "a defesa da Igreja, por muitas vezes, se dá pela ganância e por omissão das autoridades, que têm a competência de cuidar dos seus povos. Recentemente no Brasil, vimos o que a omissão do Governo Federal, do Governo Estadual e de outras instituições fizeram aos povos indígenas no Amazonas. Vimos o que o abandono, o descaso do poder público e a ganância dos garimpeiros ilegais fizeram ao povo Yanomami."

O Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo é uma compilação de análises da situação legal e constitucional sobre a liberdade religiosa em cada um dos 196 países estudados e até que ponto a lei é realmente respeitada neles. Descreve-se também os incidentes de perseguição religiosa registrados em cada nação, e diferenciados em três categorias de tendências globais sobre liberdade religiosa: (1) Em observação; (2) Discriminação; (3) Perseguição.

O relatório também será apresentado em um evento na Embaixada da Itália junto à Santa Sé, com a presença do ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, e do presidente da ACN Internacional, Cardeal Mauro Piacenza.

🔹 ACN (Ajuda à Igreja que Sofre)

A ACN é uma Fundação Pontifícia que auxilia a Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 140 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa - incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas; apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos.