24.06.2023

23º Encontro Cachoeirense de Corais acontece neste sábado (24)

evento é um dos atrativos da programação deste ano, da Festa de São Pedro

Já tradicional na Festa de Cachoeiro, por acontecer há mais de duas décadas, o Encontro Cachoeirense de Corais chega a sua 23ª edição.

Agendado para este sábado, 24 de junho, às 20h, na Catedral de São Pedro, com entrada franca, o evento é um dos atrativos da programação deste ano, da Festa de São Pedro promovida pela Paróquia São Pedro Apóstolo e Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Se apresentam cinco corais: Coral In’Canto (Jaguaré), Coral da Amizade (Cariacica), Coral Vozes da Alegria (Vila Velha), Coral Musicar Brasil (Guarapari), e Coral Viva Você / SEDU (Vitória).

Eclético, o repertório inclui composições eruditas, populares, folclóricas, nacionais e internacionais, como "Ressurreição", "Girassol", "Ave Maria" e "Whisk a gogo”.

"Acredito que o encontro, consolidado como o mais longevo do Espírito Santo, busca preservar esse fazer essencialmente humano. Afinal, um coral é uma orquestra de vozes, o que é algo muito especial", avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O 23º Encontro Cachoeirense de Corais que é organizado pela Paróquia São Pedro (Catedral), com apoio da prefeitura terá a participação da Orquestra de Câmara Tocando em Frente.

🔹 Corais participantes:

▪️Coral In’Canto – Jaguaré ES

O Coro In’Canto da Prefeitura Municipal de Jaguaré, coordenado pela Secretaria de Cultura foi fundado em maio de 1990. Ao longo de sua história, já se apresentou de norte a sul do Estado do Espírito Santo participando de Encontros, Festivais, Mostras, inclusive no Encontro Cachoeirense de Coros em edições anteriores, como em eventos municipais, fortalecendo e valorizando a cultura local. Também é o anfitrião do Encontro de Coros de Jaguaré que nesse ocorrerá no dia 23 de setembro.

▪️ Coral da Amizade - Cariacica ES /Coral Vozes da Alegria - Vila Velha ES

O coral Vozes da Alegria foi teve como idealizadora Maria Helena Daré com o objetivo de ser uma atividade de entretenimento para componentes da melhor idade, está ativo há 7 anos, participa de eventos nas comunidades de Vila Velha.

O Coral da Amizade foi idealizado pelo regente Jovane Rodrigues da Vitória e teve início na primeira segunda feira de maio de 1992 na igreja católica de Nova Brasília Cariacica. No início, cantava apenas cantos litúrgicos em celebrações da palavra e missas da comunidade de origem, atualmente canta em várias comunidades canções religiosas e populares, permanece sob a regência do Maestro Jovane.

▪️ Coral Musicar Brasil – Guarapari ES

O Maestro William Magalhães é regente desde 1998, participou de vários Festivais Internacionais, representando o Brasil em países como Colômbia, Guatemala, México, Itália, Argentina, Equador, entre outros.

Atualmente é o líder do Espaço Cultural Musicar na cidade de Guarapari, onde desenvolve eventos corais, encontros, serenatas ,recitais e Festivais Internacionais para toda a população da cidade , assim como das cidades vizinhas.

▪️ Coral Viva Você/SEDU – Vitória ES

O Coral Viva Você faz parte do “Programa Viva Você” - Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo e do projeto Música na rede uma parceria entre a FAPES, FAMES E SEDU. Tem como principal objetivo utilizar a atividade do canto coral para promover o bem-estar dos coralistas, desenvolvendo ações que possibilitem a cooperação, o trabalho em equipe, o relacionamento interpessoal, a melhoria da autoestima e da qualidade de vida, o respeito à diversidade bem como utilizar a música como ferramenta de transformação e expressão, podendo representar a Secretaria de Estado da Educação do Espirito Santo, com responsabilidade e excelência.

O coral viva você iniciou suas atividades no dia 06 de outubro de 2008 e nestes 14 anos de canto vem crescendo em qualidade musical e atingindo os objetivos propostos pelo programa de bem-estar “Viva Você” na promoção da qualidade de vida do servidor ativo, aposentado, alunos da rede estadual de ensino e comunidade, bem como o desenvolvimento musical e vocal.

🔹 Divulgação: